Pular para o conteúdo
Início » Notícias » A cerveja dos trabalhadores Saisonniers

A cerveja dos trabalhadores Saisonniers

A cerveja Saison surgiu em Valônia, uma cidade localizada em uma região rural do sul da Bélgica, e ela era produzida especialmente no final do outono ao início da primavera, porque o clima era mais ameno e isso tornava mais favorável a fermentação controlada. Sem contar que esse também era o período em que os trabalhadores das fazendas estavam mais ociosos em relação ao trabalho agrícola.

A pronúncia correta de Saison é “cêzón”, um estilo de cerveja que não representa apenas uma receita, mas uma cultura. Pois está relacionada ao trabalho, comportamento, cultivo – de plantio e de levedura.

Segundo a relatos, esse estilo era produzido sazonalmente e era a bebida dos “saisonniers”, ou seja, trabalhadores migrantes que vinham ajudar nas colheitas. Esse termo era usado porque Saison significa “estação” em francês. Portanto, vale lembrar que, essa cerveja também era conhecida como Farmhouse Ale.

A importância do estilo

Os principais objetivos de produzir essa cerveja era: refrescar os saisonniers (trabalhadores temporários) no verão, oferecer trabalho para os trabalhadores fixos das fazendas durante o inverno, pois era um período em que o trabalho era escasso e produzir bagaço que era usado para servir de alimento com boa qualidade para o gado no inverno.

A Saison é leve, refrescante e possui um toque de complexidade. Ela compartilha algumas características com sua prima, Biere de Garde. Esse estilo também foi de moderado a altamente lupulado para sobreviver ao longo período de armazenamento, até porque naquela época não existia refrigeração.

Enquanto a Saison moderna varia de 5-8% ABV, Saison tradicional tinha um conteúdo de álcool muito menor de 3-4% ABV. O menor teor de álcool fez a cerveja refrescante durante um árduo dia de trabalho e manteve os trabalhadores relativamente sóbrios, uma vez que algumas fazendas tinham lotes diários de 4-5 litros por trabalhador.

As características da cerveja Saison

O aroma principal de uma Saison é de notas frutadas, em conjunto com a levedura e suas especiarias. O sabor pode remeter ao frutado, mas o amargor moderado está presente também, com acidez leve e o final seco.

Uma característica muito comum desse estilo são os ingredientes diferentes em sua composição. Isso pode trazer um sabor com alta complexidade para a bebida. Os mais comuns/usados são: coentro, cascas de laranja, pimenta, café, cana de açúcar, gengibre e outros ingredientes culinários – também presentes em outras cervejas. Esse é o motivo para que as cervejas Saison sejam bem condimentadas.

A Primeira Guerra Mundial foi avassaladora para as cervejas de fazenda, pois pararam de ser produzidas, sendo retomada somente após o fim da Segunda Guerra Mundial, porém com menos força. Muitos anos depois, uma ou outra cervejaria começou a procurar informações a respeito desse estilo de cerveja para retomar a produção.

1 comentário em “A cerveja dos trabalhadores Saisonniers”

  1. Pingback: Estamos elitizando a cerveja – Cerveja em Foco

Deixe um comentário