Pular para o conteúdo
Início » Notícias » A rivalidade de Düsseldorf e Colônia

A rivalidade de Düsseldorf e Colônia

Para o meio cervejeiro, as duas cidades da Alemanha mais conhecidas por terem tido uma longa história de rivalidade são: Dülsseldorf e Colônia. Dülsseldorf é uma cidade localizada ao oeste da Alemanha, já Colônia está localizada na região metropolitana do Reno-Ruhr, que é a maior metrópole alemã e umas das principais da Europa.

Meados do século XIX deu início ao estilo Lager e a intenção era conquistar o mundo, mas nem todos curtiram essa “moda”. Mesmo que esse estilo tenha causado uma revolução e apresentado grande força na Alemanha, as cidades de Düsseldorf, Münster e Hannover preferiram manter a tradição da cerveja Ale (alta fermentação), e a Altbier foi um dos principais estilos para esse acontecimento.

Após o surgimento do estilo Lager que começou a rivalidade entre as duas cidades que são separadas apenas pelo rio Reno, porque cada uma resolver criar suas próprias cervejas: Altbier de Düsseldorf e Kölsch de Côlonia. Essas duas “escapam” um pouco daquilo que conhecemos como tradição alemã, pois ambas são de alta fermentação. Porém, essa é a única semelhança entre os dois estilos.

As diferenças começam com a comparação das características sensoriais: a coloração da Kölsch é um amarelo-palha, a espuma é persistente, refrescante, leve e é permitido adicionar malte de trigo; já a Altbier tem uma cor mais escura, indo do cobre ao marrom e a carga de lúpulo é alta.

Outra diferença importante e que deu uma potencializada nessa rivalidade foi à conquista financeira e a força política da cidade de Düsseldorf, que fez com que ela se transformasse em cidade independente, deixando de lado a dependência que tinha de Colônia. Sim, Dülsseldorf era “comandada” por Colônia, mas hoje ela é a capital da cidade mãe do estilo Kölsch.

A Altbier é classificada como um dos estilos mais raros da Alemanha que possui alta fermentação e muito semelhante a certas Ale encontradas na Bélgica e também na Inglaterra. Mesmo que este estilo siga a “regra” de usar leveduras Ales, ele passa por um processo específico de maturação em baixas temperaturas, fazendo com que seu perfil seja mais leve, com sensação de refrescância e uma cor límpida como as Lagers.

Portanto, caro (a) leitor (a) não perca a oportunidade de provar esses dois estilo e fazer sua análise sobre qual será seu preferido e lembre-se, quando for visitar Düsseldorf, não peça uma Kölsch e quando for a Colônia não peça uma Altbier, isso pode ser um tanto ofensivo para os alemães.

Deixe um comentário