Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Beijinho feito com cerveja Catharina Sour

Beijinho feito com cerveja Catharina Sour

O Beijinho ou Branquinho (no Rio Grande do Sul) é um doce tipicamente brasileiro. A origem do doce provém de experimentos com leite condensado e leite de cabra coalhado, que daria um gosto levemente azedo quebrando o excesso de açúcar no seu sabor, criado por José Ferreira Mendes.

Beijinho de cerveja

De 1948 a 1950 José fez experimentos na área da confeitaria que foram desvalorizados apesar dos seus estudos na Europa, e desiludido deixou de trabalhar na área, deixando suas anotações para sua filha Isabelle Ferreira Arnaud, que aos 19 anos (1964), intrigada por não encontrar uma forma de tornar o doce de seu pai popular, achou apropriado misturar leite condensado, suco de lichia e coco ralado como cobertura. Alguns anos mais tarde, o suco de lichia fora descartado, porém sua base de leite condensado e coco se manteve.

Beijinho com cerveja e cravo

Tornou-se um doce popular e foi levado por Isabelle à Europa, pois assim ficaria na história europeia e brasileira o doce criado por seu pai. Hoje em dia, muito popularizado, a massa pode levar gemas de ovos ou não, dependendo da região do país em que é feito. Também pode levar suco de laranja e cascas de limão e ser coberto com açúcar cristal ou coco. Tradicionalmente, um único cravo é colocado em cima do doce.

A receita de hoje busca trazer a acidez presente na cerveja e as notas de canela para combinar com os sabores do doce e assim amenizar um pouco a quantidade de açúcar presente.

Ingredientes do Beijinho de Cerveja

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher sopa de manteiga sem sal
  • 350 ml de Königs Catharina Sour Maçã e Canela
  • Coco Ralado
  • Cravo

Modo de Preparo

Konigs Catharina Sour Maçã e Canela

Em uma panela, reduza em fogo baixo os 350ml da cerveja para aproximadamente 100ml. Após, espere esfriar. Desta forma o álcool evapora e o sabor fica concentrado.

Em outra panela, junte o leite condensado, a manteiga e a cerveja.

Misture em fogo baixo até o doce começar a desgrudar da panela.

Coloque o doce em um recipiente e espere esfriar.

Modele o doce no formato do Beijinho tradicional, passe no coco e adicione um cravo ao topo do doce.

Deixe um comentário