Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Cervejas para o inverno

Cervejas para o inverno

Está chegando a época do ano, em que a melhor coisa é vestir aquele seu moletom velho, colocar uma série para assistir e pegar uma boa bebida para aquecer o coração, certo? E pensando nisso, eu acredito que a grande maioria sempre tem como primeira opção o vinho, mas hoje irei falar de como harmonizar seus dias frios, com duas cervejas espetaculares!

Ambas onde a temperatura de serviço que varia de 10ºC a 13ºC, traz o melhor de cada uma delas.

Nascidas na escola Inglesa e tendo suas versões da escola americana, a Imperial Stout e Barley Wine cumprem muito bem os seus papeis como uma bebida de um clima mais frio.

Imperial Stout

Imperial Russian Stout

De corpo cheio, com uma cor que vai de um escuro e opaco profundo a tons marrons avermelhados junto de um colarinho caramelo queimado, a Imperial Stout tem um alto nível de ABV – em torno de 8,0% a 12% e com versões que chegam ate 15% – que junto do seu corpo muitas vezes licoroso e aveludado, vai fazer o seu inverno um pouco mais quente.

No perfil aromático ela traz notas de caramelo profundo, açúcar mascavo, chocolate amargo, frutas passas e café. Já a sua sensação na boca, nota-se um dulçor exuberante proveniente dos maltes mas que logo são equilibrados com o altíssimo amargor contido nelas – versões inglesas tem em média 50 a 60 IBUs e a versão americana até 90 – pela alta carga de lúpulo.

Barley Wine

Fullers Golden Pride

De cor âmbar a um mogno profundo com um alto ABV – entre 8,0% a 12% e também com versões mais potentes – e traduzidas literalmente como vinho de cevada, a Barley Wine eram produzidas originalmente pela alta classe inglesa e envelhecidas em barricas de carvalho, essa cerveja licorosa, frutada e potente que lembra vagamente um vinho do porto, é a companheira perfeita junto da Imperial Stout para um clima mais frio.

No aroma ela traz notas que remetem a caramelo, toffe, condimentos, frutas escuras e jerez. Já na boca ela traz uma sensação suculenta com um paladar licoroso e semidoce com um certo nível de amargor presente. Conforme ela for envelhecendo, seus sabores vão se tornando mais redondos e complexos e o amargor desaparecendo, deixando ela com um caráter vinhoso mais distinto. As versões americana tendem a ter um final mais seco e com maior destaque nos lúpulos.

Agora é só pegar sua Imperial Stout com uma bela travessa de brigadeiro ou um belo gorgonzola seguido de uma Barley Wine e relaxar na sua casa ou com os amigos que você vera que clima frio e cerveja, combinam sim!

Texto: Sommelier Amaury Jr

Deixe um comentário