Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Cervejas sem álcool para você consumir em 2023

Cervejas sem álcool para você consumir em 2023

Estamos praticamente no fim de janeiro de 2023 e ainda estamos naquele limbo, férias/organizar a vida, definir metas para esse próximo ano e isso sempre inclui ser fitness, consumir menos álcool e assim por diante.

Há também quem inicia janeiro ou fevereiro com a meta de ficar 30 dias sem álcool e para dar uma ajudinha na “meta: álcool em off” trago algumas opções de cervejas sem álcool para dar um up no seu propósito.

Não muito tempo atrás, havia apenas algumas marcas de cerveja sem álcool no mercado, nenhuma das quais oferecia muito sabor ou diversidade de estilo. Agora, grandes marcas e cervejarias artesanais estão entrando no jogo, oferecendo opções não alcoólicas, incluindo Pilsen, IPA, Weiss e até mesmo Stout.

Com pouca ou nenhuma inovação na categoria de cerveja sem álcool nas últimas décadas, isso representa uma excelente oportunidade para os cervejeiros.

O mercado das cervejas sem álcool ainda é relativamente pequeno, mas os cervejeiros veem muito espaço para crescimento e a esperança é para que a cerveja sem álcool cresça ainda mais nos próximos anos com as tendências recentes em saúde e bem-estar.

Para celebrar o novo ano, as novas metas e rotinas, reuni as melhores cervejas sem álcool que merecem sua atenção sóbria.

As cervejas

Melhor no geral: Brooklyn Brewery Special Effects Hoppy Amber

A Brooklyn Brewery é a favorita de muitos apreciadores de cerveja artesanal. A Special Effects é feita com um método de fermentação especial, segundo a cervejaria, que permite reter o sabor sem o álcool. O resultado é uma bebida cítrica com certa quantidade de amargor do lúpulo.

Melhor de trigo: Weihenstephaner Hefeweissbier Alkoholfrei

A marca da Oktoberfest Weihenstephaner, com sede na Alemanha, se autodenomina a cervejaria mais antiga do mundo. Oferece versões sem álcool de suas cervejas clássicas, como Wheat Beer e a Original Helles. A primeira é a melhor das duas, uma Hefeweizen bem leve e refrescante com um toque de lúpulo.

Melhor Lager: Heineken Sem Álcool 0.0

A popular marca holandesa entrou no jogo da cerveja sem álcool com 0.0. Os fãs obstinados do original podem não confundir esta garrafa com a clássica Heineken, já que o sabor é um pouco “fraco”, mas tem aquela característica de skunk e sensação na boca. E alguns cervejeiros afirmam que não são “capazes” de dizer a diferença em um teste de sabor cego lado a lado.

Melhor Hazy IPA:  BrewDog Hazy AF

Procurando uma IPA nebulosa com grandes e suculentas notas de frutas tropicais? BrewDog tem uma cerveja sem álcool que se encaixa perfeitamente nesse quesito. A Hazy AF é ousada e assertiva e, o melhor de tudo, você pode beber um pouco sem se preocupar em desacelerar. Esta cervejaria começou na Escócia, mas agora tem postos avançados em Ohio, Berlim e Austrália, deixando sua marca no mundo das cervejas não alcoólicas e alcoólicas.

Melhor IPA: Lagunitas Brewing Company IPNA

A Lagunitas fabrica cerveja na Califórnia há décadas, mas está NA IPA (IPNA) é uma entrada mais recente em sua linha de cervejas. O sabor é bem próximo da Lagunitas IPA, com notas de pinho e frutas cítricas e uma dose de amargor. Os fãs de IPAs não sentirão falta do álcool.

O resumo (gosto pessoal)

Achei o aroma e sabor da Brooklyn Brewery, o mais impressionante. Tem um amargor cítrico e lupulado suficiente para ingerir os fãs de IPA, mas não é opressiva no paladar para os bebedores que preferem uma cerveja menos assertiva.

O que você realmente está procurando?

Existem tantos estilos de cerveja sem álcool quanto a cerveja “normal”, então tudo depende do seu gosto – você prefere uma IPA lupulada, uma dark stout ou uma light lager? Além disso, esteja ciente de que muitas cervejas sem álcool têm uma quantidade escassa de álcool (geralmente menos de 0,5% ABV), ou que você pode considerar se está procurando evitar o álcool completamente. Finalmente, grandes marcas como Heineken e Budweiser lançam cervejas sem álcool, mas algumas das mais saborosas e inovadoras vieram do mundo artesanal, com cervejarias inteiras dedicadas à categoria.

Perguntas frequentes

Como eles tiram o álcool da cerveja?

Existem vários métodos para criar cerveja sem álcool que envolvem a interferência com a levedura durante o processo de fermentação, inibindo a criação de álcool. A “retirada” do álcool é outro método para fazer cerveja sem álcool, no qual o calor ou a osmose reversa elimina o álcool depois que a cerveja é feita.

Ainda há vestígios de álcool na cerveja sem álcool?

Geralmente há uma quantidade insignificante de menos de 0,5% de álcool na cerveja sem álcool, o que pode ser um fator para quem procura evitar o álcool completamente.

A cerveja sem álcool é feita da mesma forma que a cerveja alcoólica?

Muitas cervejas sem álcool são feitas da mesma forma que as cervejas comuns, mas passam por uma das etapas listadas acima para remover o álcool. Os ingredientes básicos geralmente permanecem os mesmos, com alguma combinação de água, levedura, malte e lúpulo.

A cerveja sem álcool tem naturalmente menos calorias?

A cerveja sem álcool geralmente tem menos calorias do que a cerveja comum, embora a contagem de calorias possa variar dependendo do tipo de cerveja – e às vezes a diferença é apenas uma questão de 10 ou 20 calorias por bebida. No entanto, você também encontrará um mercado para cerveja sem álcool de baixo teor calórico.

  • Obs: nem todas as cervejas mencionadas na lista encontrei no Brasil (infelizmente), então caso tenham a oportunidade de importar ou conhece alguém que mora fora do Brasil e possa enviar para você, vale a pena fazer uma encomenda e provar as cervejas artesanais sem álcool.

Deixe um comentário