Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Cinco pratos para você harmonizar com IPA

Cinco pratos para você harmonizar com IPA

Encontrar combinações de alimentos para a India Pale Ale às vezes pode ser um desafio, pois o amargor “agressivo” e os sabores suculentos e cítricos do lúpulo podem sobrecarregar pratos mais delicados.

A chave para encontrar boas combinações de comida e cerveja é tentar harmonizar os sabores – seja por meios de harmonizações iguais ou contrastantes, e a IPA não é exceção nesse quesito. É claro que a experiência real de combinar cerveja e comida ainda é muito subjetiva, mas aqui estão algumas sugestões que você pode experimentar em casa ou nos Pubs/Cervejarias.

1. Frango frito:

O amargor é, sem dúvida, o maior desafio quando se trata de harmonizar com IPA, já que uma cerveja com alto IBU pode parecer adstringente quando bebida junto com a comida. Sua melhor aposta é preparar algo frito e salgado como o frango frito, que vai acalmar o amargor e evidenciar o perfil de malte da cerveja em questão.

2. Carne grelhada:

Motivos para “churrasquear” não falta, seja dia ou noite, inverno ou verão, durante a semana ou final de semana, o importante é reunir a galera. Felizmente, a IPA combina muito bem com carnes grelhadas, como bifes e hambúrgueres, onde a caramelização do corte trará à tona a espinha dorsal maltada da cerveja. Enquanto isso, o sabor do lúpulo deve fornecer um contrate umami muito necessário.

3. Curry Tailandês:

Os aromas exóticos da comida tailandesa são uma ótima combinação para uma IPA. Algo como um curry verde funciona melhor , pois os sabores cítricos do lúpulo complementam o capim-limão e o coentro no prato. Lembre-se de não deixar o curry muito picante, ou ele dominará a cerveja.

4. Molho de queijo azul:

Um bom molho de queijo azul cremoso feito no capricho é maravilhoso. Ele pode transformar vários pratos, como bifes e massas, ou pode ser um ótimo patê para petiscos, como asas de frango. A textura e a pungência suave de um molho de queijo azul funcionarão bem com o amargor do lúpulo de uma IPA.

5. Torta de limão:

Quando o assunto são as sobremesas, logo pensamos em cervejas escuras, maltadas e alcoólicas, porém não precisa levar isso à risca, ainda mais se você gosta de uma cerveja mais leve e lupulada. E nesse caso vale apostar em torta de limão, porque ela cai muito bem com uma boa variação de IPA, a Session IPA. Ela não é muito agressiva quando o assunto é amargor, por isso essa harmonização funciona super bem.

Deixe um comentário