Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Conheça o templo do lúpulo na Rep. Tcheca

Conheça o templo do lúpulo na Rep. Tcheca

A cidade de Žatec na Rep. Tcheca, abriga um local de devoção ao ingrediente da cerveja que é uma planta, o lúpulo.

Lúpulo está em todos os lugares da cidade - Divulgação - Divulgação
Centro de Zatec

A República Tcheca abriga a história da criação da icônica Pilsen, mais precisamente o estilo Bohemian Pilsner criado por Josef Groll na cidade de Pilzen. Esse estilo popularizou a variedade Saaz, um lúpulo nobre comumente produzido na região de Žatec.

A cidadezinha que fica a 85km da capital, Praga, e de apenas 19 mil habitantes, tem alta tradição de produção de lúpulo e teve seu desenvolvimento permeado pelo sucesso da planta. As características aromáticas marcantes e picantes do lúpulo produzido ali, se tornaram referência para a produção de lagers.

A história da cidade caminha junto com a produção de lúpulo e por isso lá foi construído o Museu e o templo do lúpulo. No museu, é possível conhecer a maior exposição sobre lúpulo do mundo, que conta com fatos e elementos desde a Idade Média até a atualidade.

Além disso, poderá entender sobre todo o processo, desde o crescimento da planta, colheita, secagem até o uso.

Hop Museum, Zatec, CZ - Review of Hop Museum, Zatec, Czech Republic -  Tripadvisor
Museu do lúpulo, torre de observação

Ao lado do museu você encontra o Templo do Lúpulo, que já foi um local de produção e oferece uma experiência interativa e divertida. Inclusive com um labirinto de sacos de lúpulo, em que se deve seguir as dicas e orientações para chegar à saída.

Hop Museum (Zatec) - 2022 All You Need to Know BEFORE You Go (with Photos)  - Tripadvisor

Quando estive lá em 2017 foi um pouco confuso, uma pessoa nos levou num elevador gigante (onde subiam e desciam os lúpulos) e nos deixou sozinhos numa espécie de galpão para irmos atrás das dicas. Ninguém nos acompanhou, e em alguns momentos não tinha exatamente as direções que precisávamos. Foi uma experiência engraçada.

É possível comprar os ingressos conjugados para o Templo e Museu.

Pegamos um dia bem vazio, uma segunda se não me engano. Pudemos subir a torre de observação com calma, mas não recomendo para quem tem medo de altura. A torre inteira é de ferro e o caminho é vazado, então você tem a visão inteira da subida e o elevador não estava funcionando no dia que visitamos..haha.

Depois da visita, aproveitamos para comer algo e tomar uma cerveja numa cervejaria e bar que tem atrás do Templo, por ali eles tem um Biergarten muito fofo, com mesinhas embaixo das árvores. Encontrei eles no maps, o nome é U Orloje.

Se quer saber mais sobre essas duas atrações super lupuladas, entra aqui

Deixe um comentário