Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Festival Craft Beer – Um novo jeito de fazer eventos cervejeiros

Festival Craft Beer – Um novo jeito de fazer eventos cervejeiros

No último final de semana aconteceu o Festival Craft Beer, um projeto que parece andar na contramão dos tradicionais festivais nacionais e com resultados surpreendentes.

Focado principalmente nas cervejas locais como convidadas e um repertório de atrações, o Festival Craft Beer parece ter alcançado um resultado surpreendente depois da pandemia.

É preciso comparar

Ao contrário do que aconteceu no Festival Brasileiro de Cervejas de Blumenau, o Festival Craft Beer cresce e já é apontado como um dos maiores festivais cervejeiros do estado e do país.

O efeito da pandemia pode ser uma boa explicação para os baixos números do festival de Blumenau, que anteriormente, empolgavam os expositores, no entanto, os trabalhos do festival Craft Beer mostram que a justificativa não é válida.

O resultado tem sido uma presença maior do público. No último evento, foram 28 cervejarias, contando com um estande de drinques e hidromelaria, além de uma rica praça de alimentação e um espaço para crianças.

Para se ter uma ideia, no Festival Brasileiro de Cerveja desse ano foram 67 cervejarias, 28 mil pessoas em 4 dias. No Craft Beer foram dois dias de evento, 28 cervejarias , 4 espaços de experiência (hidromel, destilaria de Gin, Kombucha e vinhos), e o evento contou com a presença de 22 mil pessoas.

Para se ter uma ideia, em 2019, antes da pandemia o número era de 10 mil pessoas, segundo Kleiton Hames, idealizador e organizador do evento. Um crescimento de mais de 100%

O Poder do engajamento

Um dos segredos está no engajamento, um forte aporte para chegar a todos, usando diversas mídias, como rádio, jornal e redes sociais foram os responsáveis por entregar a todos o que estava para acontecer. Isso sem contar com o curadoria das próprias cervejarias e estabelecimentos que faziam campanha nas suas redes.

Ou seja, “uma estratégia bem verticalizada para conquistar clientes”, disse Hames. O resultado são os números citados acima.

Não é só sobre cerveja

Quer saber mais? Não é só sobre cerveja, é sobre o mundo em que ela está.

Enquanto outros eventos são específicos e se fecham na bolha da cerveja artesanal em si, o Craft Beer é sobre viver uma experiência e a cerveja está ali. Ela é importante? Sim! Temos os beer geeks? Tem, mas é a naturalização da cerveja artesanal no meio que faz com que o evento tenha os resultados que estão demonstrando.

Regional é tudo

E um dos grandes segredos é que enquanto alguns tentam emplacar festivais com cervejarias de renome nacional, o Festival Craft Beer aposta no regionalismo, mais da metade das cervejarias são da região do evento.

E daqui por diante?

Pelo que se vê, propostas como essas parecem dar e gerar um resultado muito mais esperado. E por uma razão simples: Não é sobre a cerveja, é sobre seu mundo e o que o cerca. Não é sobre as cervejas de renome nacional, é sobre aquelas que estão perto da gente, é sobre aquela cervejaria local, próxima. É sobre identidade.

A proposta, segundo Hames é continuar na mesma proposta. As próximas edições serão em Florianópolis e Curitiba.

1 comentário em “Festival Craft Beer – Um novo jeito de fazer eventos cervejeiros”

  1. Pingback: Festival Craft Beer chega a Blumenau em setembro – Cerveja em Foco

Deixe um comentário