Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Harmonização: o que beber com sushi?

Harmonização: o que beber com sushi?

Existe uma escola de pensamento que diz que o objetivo de uma boa combinação de cerveja e comida é enfatizar o umami. Umami é aquele misterioso quinto sabor que todos nós experimentamos, mas muitas vezes não sabemos reconhecer. Às vezes descrito como “saboroso” ou “carnudo”, o umami abrange uma variedade de sabores que vêm de proteínas e glutamatos. Alimentos ricos em umami incluem carne, queijo, tomate e cogumelos.

Ao harmonizar com sushi, pode-se primeiro ficar tentado lidar com a sensação de que a boca está paralisada que o wasabi remete. Mas muitos dos principais componentes do sushi são grandes fornecedores de umami, incluindo molho de soja, algas marinhas e, claro, peixe cru. As melhores combinações aprimoram esses sabores, por sua vez, atenuando o calor da raiz-forte de qualquer wasabi.

Dicas de harmonização

As cervejas mais comuns para sushi são as lagers de arroz japonesas. Embora isso funcione, recomendo que vocês tentem usar uma Pilsen adequada. O amargor e o lúpulo adicionados trazem ricos sabores salgados-doces e terrosos no prato. Combinado com wasabi, o caráter floral do lúpulo Centennial floresce para encher sua boca – é uma combinação deliciosamente intensa e quase mágica.

Como uma versão mais suave da Pilsen, as cervejas do estilo Kölsch trazem uma doçura salgada mais suave. Kölsch arredonda as arestas que a Pilsen mais equilibrada deixa para trás. A explosão floral lupulada é substituída por uma intensificação do frutado derivado da levedura que só é sugerido quando a cerveja é consumida sozinha.

A levedura é rica em proteínas e, portanto, também é rica em umami. É lógico que uma Hefeweizen fermentada seria uma boa combinação para sushi. Essas cervejas são leves o suficiente para deixar o prato passar, mas têm uma sensação na boca espessa que não é diferente da textura do peixe. A leve acidez cítrica aumenta a salinidade do molho de soja. A doçura do trigo e os sabores da banana proporcionam uma cama macia sobre a qual tudo repousa.

Cervejas indicadas

  • Pilsen

Samuel Adams Noble Pils: Só posso dizer “UAU!” A combinação de sushi e lúpulo cria um festival de flores em sua boca, enquanto ainda permite que os sabores umami brilhem. O lúpulo e a carbonatação retiram a gordura do peixe mesmo quando a maionese picante está envolvida.

North Coast Scrimshaw: Mais moderadamente lupulado e menos amargo, o Scrimshaw permite uma maior interação do doce com o doce. Ainda é muito lupulado, dando um bom contraponto ao molho de soja salgado. E resiste ao wasabi.

  • Kölsch

Bamberg Kölsch: É delicadamente equilibrada, no começo pode-se sentir uma leve doçura do malte e o frutado da fermentação, porém logo a refrescância do lúpulo aparece, não apenas conferindo amargor, mas também sabor condimentado, cítrico, herbal que combina com sushi.

  • Hefeweizen

Sierra Nevada Kellerweis: Uma hefeweizen de estilo alemão que é bastante equilibrada entre a banana e a levedura. Os cravos tonificam o wasabi, permitindo que os sabores terrosos e carnudos apareçam.

Novo Glarus Dancing Man Wheat: Outra hefeweizen equilibrada, mas este tem um chute de álcool maior e uma sensação na boca mais espessa. Ela vai de igual para igual com o peixe cru de textura gordurosa. A doçura do trigo e a acidez sutil de limão aumentam o umami.

Qual sua cerveja favorita para harmonizar com sushi?

Deixe um comentário