Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Harmonização: Panqueca de ricota com limão e Witbier

Harmonização: Panqueca de ricota com limão e Witbier

A harmonização de comida e cerveja não precisa ser exatamente aquele prato extremamente elaborado e com diversos ingredientes, ela pode ser simples, rápida e muito saborosa. Portanto, hoje e nas próximas três semanas trarei receitas com poucos ingredientes, fáceis de fazer e que harmonizam com os mais diversos estilos de cerveja.

A receita de hoje é panqueca de ricota com limão que irá harmonizar com o estilo Witbier.

Indico a Belgian White da Blue Moon, porque a casca doce da laranja Valência nesta Witbier estilo belga adiciona um complemento familiar e cítrico às panquecas, contrastando com a acidez dos limões.

A RECEITA

INGREDIENTES

1 ½ xícaras de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento em pó

½ colher de chá de sal

1 xícara de leite integral

1 xícara de ricota

2 ovos

2 colheres de açúcar

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de raspas de limão

1 colher de chá de extrato de baunilha

¼ xícara de óleo de canola ou manteiga derretida

Mirtilos maduros e mel para servir

MODO DE PREPARO

  • Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture o leite, a ricota, os ovos, o açúcar, o suco de limão, as raspas de limão e o extrato de baunilha. Adicione os ingredientes molhados aos secos e mexa até combinar.
  • Aqueça 1 colher de sopa de óleo ou manteiga em uma frigideira em fogo médio. Para cada panqueca, despeje ¼ de xícara da massa na frigideira ou panquequeira (se você tiver). Cozinhe até formar bolhas em cima das panquecas (1 a 2 minutos), depois vire com uma espátula e cozinhe por mais 1 a 2 minutos até dourar. Transfira para uma assadeira e cubra com papel alumínio para manter aquecido. Adicione outra colher de sopa de óleo à frigideira e repita este processo até que toda a massa seja usada. Sirva com mirtilos e mel.

Observações:

Rende: 15 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 20 minutos

Deixe um comentário