Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Harmonizando queijos com cervejas

Harmonizando queijos com cervejas

Se convidarem você para alguma harmonização de vinhos, você saberá que certamente irão servir alguma tábua de frios com variedades de queijos, já que harmonizam divinamente. E se convidarem você para uma harmonização de queijos com cervejas? Se disserem que irão harmonizar algumas IPA´s e você terá de comprar o queijo. O que você irá fazer?

Corra para o mercado e compre algum queijo que combine com aquela IPA que tanto te aguarda! Você aprenderá alguns truques ao final desta matéria que irão te ajudar a comprar bons queijos para harmonizar com uma boa cerveja.

Carbonatação

Harmonizando queijos com cervejas (Foto: Reprodução)

Antes das dicas, vou lhe dar alguns motivos para querer harmonizar queijos e cervejas:

A carbonatação presente na cerveja ativa e estimula as papilas gustativas da língua, acentuando os complexos sabores dos queijos. Também tem o poder de cortar a gordura dos queijos que cobre as papilas gustativas, preparando a boca para os próximos sabores.

A Harmonia

Cerveja e queijo harmonizam muito bem, eles se misturam, principalmente por serem ambos lentamente fermentados. A cerveja nutre o sabor do queijo na boca, ampliando seu sabor.

Semelhanças

Como os queijos, as cervejas também variam bastante, seja em força (álcool), seja em corpo, cremosidade, etc, apresentando muitas vezes aromas e sabores semelhantes, como nozes, castanhas, amêndoas e caramelo.

Quer saber como e quais queijos harmonizam com sua cerveja?

  1. Cervejas que são mais leves e delicadas podem ser conciliadas com queijos frescos e suaves, experimente usar requeijão, catupiry em algumas torradas lights, para que o pão não venha interferir no gosto do queijo.
  2. Cervejas maltadas pedem queijos maturados e com notas amendoadas.
  3. Cervejas mais lupuladas, portanto mais amargas, com queijos mais salgados, acres, azedos.
  4. Cervejas fortes e com maior residual de açúcar com queijos azuis.

Fonte: Brejas

Deixe um comentário