Pular para o conteúdo
Início » Notícias » A volta da Nacional das Acervas!

A volta da Nacional das Acervas!

Está de volta depois de 3 anos o Nacional das Acervas! Aos poucos, bem aos poucos vamos retomando a normalidade das atividades cervejeiras que nos une.

O nacional das Acervas vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de novembro e é organizado pela Acerva Catarinense.

Será um grande encontro de associados das acervas de todo o país e haverá diversas atrações como Congresso Técnico com expoentes nacionais e internacionais, concurso cervejeiro, passeio cervejeiro e, claro, uma festa com uma diversidade incrível de cervejas produzidas pelos associados e também pelas cervejarias. Uma grande confraternização!

A espectativa é alta e as atrações só ajudam a criar mais essa ansiedade.

O Congresso

Confere o que já está confirmado para o Congresso:

Jamal Awadallak, Doutor em engenharia química e fundador do Beer School, fará duas palestras; a primeira abordará as técnicas para produção de Lagers Tchecas, explicando a sua importância e cada etapa do seu processo de criação. Já na segunda palestra será sobre os Tióis, mais especificamente, os Tióis polifuncionais (classe de aroma mais potente do lúpulo). Ele apresentará técnicas, explicará seus benefícios e formas de extrair um melhor resultado deste composto do lúpulo.

Gordon Strong,  juiz Grand Master BJCP (maior rank) e escritor compartilhará sua perspectiva sobre a edição do Guia lançada em dezembro de 2021, após 6 anos de trabalho, de discussão e pesquisa por parte dos membros do Programa.

James Foster, juiz BJCP de cervejas nível Gran Master e de hidromel, representante BJCP da região da América Latina, Certified Cicerone, Cert. WEST, abordará noções básicas de destilação, como funcionam as partes de um sistema, a teoria das frações e comparação de cortes e métodos na destilação de cerveja e gin.

Luca Chinigo, mestre cervejeiro e cofundador da Astor Birra, eleita a melhor cervejaria da Argentina em 2021, discutirá as Sinergias Aromáticas e seu estudo sobre o tema em anos à frente da Astor, tendo como base a sua experiência com a análise de diferentes compostos químicos presentes nas cervejas e suas interações.

André Junqueira, cervejeiro caseiro desde 2009, fundador da ACervA-PR e também o primeiro presidente eleito. Além disso, é o criador da Morada Cia. Etílica, abordará o envelhecimento de cervejas, abordando pontos importantes deste processo, como: Cervejas de Guarda (o que precisa ser maturado com antecedência e em que momento deve ser armazenado); Lagering (o envelhecimento durante o processo de produção); Método Champenoise (envelhecimento da cerveja em garrafa); Envelhecimento em Barris de Madeira (todo o processo de micro-oxigenação, barris com microbiota, entre outros).

Gabriela Müller, mestre em Biotecnologia pela UFAM. Suas pesquisas sobre o setor cervejeiro e proprietária da Levteck Tecnologia Viva, abordará temas como processo de fermentação.

Alexander Robert Schwarz, mestre-cervejeiro da Cooperativa Agrária, bacharel e licenciado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tratará de Técnicas Exóticas de Mostura.

Passeios Cervejeiros

No dia 14 estará disponível uma escuna para os participantes da Nacional com passeio pela orla de Floripa e cerveja liberada no passeio.

Para comprar clique aqui

Também um rolê etílico no dia 12 pelos bares de três cervejarias da Grande Florianópolis, Unika, Armada e Nefasta.

Para comprar clique aqui

Quer saber mais, conhecer um pouco mais do Nacional das Acervas?

Segue o link abaixo para você ficar por dentro de tudo que vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de novembro!

Nacional das Acervas

Deixe um comentário