Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Os principais pratos da Páscoa harmonizados com cerveja

Os principais pratos da Páscoa harmonizados com cerveja

A Páscoa está chegando e essa é uma das datas mais queridas entre os brasileiros, sobretudo no que às tradições seculares diz respeito e, claro, aos pratos e doces que dão à festividade um brilho especial.

Celebrada como uma festa da família, independentemente das convicções religiosas, esta é uma comemoração de cor, alegria e muito sabor. É um momento para provar iguarias culinárias, como o bacalhau, Colomba pascal e os mais variados chocolates.

Celebrada como uma festa da família, independentemente das convicções religiosas, esta é uma comemoração de cor, alegria e muito sabor. É um momento para provar iguarias culinárias, como o bacalhau, Colomba pascal e os mais variados chocolates.

De norte a sul, o país transborda de tradições, rituais, encontros e gastronomia, transmitidos de geração em geração, num legado único de lugar para lugar.

Confira algumas sugestões de harmonização com pratos clássicos de Páscoa:

  • Bacalhau à portuguesa: o clássico bacalhau à portuguesa, feito no forno com batatas, tomate e cebola, e regado de muito azeite. Por ser um prato untuoso, uma cerveja com teor alcoólico mais elevado, alta carbonatação e paladar seco vão muito bem para limpar o palato. Um perfil condimentado complementa os sabores do prato. Sugestão: DUM Grand Cru, ou cervejas que possuem perfil frutado, alcoólico, médio amargor e alta carbonatação como as do estilo Belgian Tripel.
  • Colomba pascal: sobremesa, é “aqui” onde a Páscoa realmente acontece, e a colomba pascal é um dos exemplo mais tradicionais. A colomba pascal lembra muito um panetonne natalino, com suas frutas cristalizadas e aroma de baunilha. Vai muito bem junto com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes remetendo a caramelo, castanhas e chocolate. Sugestão: Brooklyn Brown Ale, ou cervejas com base de maltes tostados e baixo amargor, como as do estilo Munich Dunkel.
  • Chocolate meio-amargo: esse é o tipo de chocolate é mais intenso em aroma e sabor, com amargor de médio a alto, e portanto precisa de uma cerveja à altura. Uma Imperial Stout possui o teor alcoólico e amargor suficientemente altos para equilibrar com a intensidade do chocolate, enquanto os sabores de torrefação de ambos se complementam. Sugestão: Dieu du Ciel! Aphrodisiaque, ou aposte em cervejas com perfil de torrefação e frutas secas, baixo amargor e alto teor alcoólico como as Belgian Dark Strong Ales.
  • Chocolate ao leite: chocolate ao leite, assim como o branco, é um tanto adocicado, porém traz sabores mais próximos do toffee e de nozes. Combine com uma cerveja de perfil torrado, lembrando um bom café. Sugestão: Bastards Mark the Shadow, vale apostar em cervejas com perfil de torrefação, médio amargor, e médio corpo como as do estilo Robust Porter.

Deixe um comentário