Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Páscoa e cerveja artesanal, encontro perfeito

Páscoa e cerveja artesanal, encontro perfeito

Quem não gosta da Páscoa? E quem disse que cerveja artesanal não combina com o feriado? Aproveite essa data para mergulhar no mundo das harmonizações, que são variadas e muito ricas.

O chocolate é um dos protagonistas da celebração, porém há diversos outros pratos típicos que combinam muito bem com cerveja, como a colomba pascal ou mesmo frutos do mar como o bacalhau e o camarão.

Para uma harmonização dar certo, antes de tudo é necessário identificar as principais características de cada um dos elementos a serem degustados e entender como eles combinam.

O chocolate branco, por exemplo, é bem adocicado e tem sabor de leite e manteiga de cacau, o que combina muito bem com uma cerveja mais ácida e com adição de frutas vermelhas. Exemplo: Kriek, Framboise, Fruit Beer e Catharina Sour.

Já no caso do chocolate meio amargo, uma cerveja com perfil de torrefação e amargor presente é uma combinação mais interessante. Exemplo: Stout, Porter e Baltic Porter. Já para quem gosta do chocolate amargo, procure estilos como Dubbel, Quadrupel, BarleyWine ou Russian Imperial Stout.

Chocolate ao leite harmoniza muito bem com os estilos Munich Dunkel, Schwarzbier e Bock.

E a colomba pascal? Aqui você pode fazer uma harmonização perfeita com estilos que estão em evidência, como uma New England IPA ou Sours! Gostaria de testar algo mais tradicional? Experimente com uma Munich Dunkel.

Quer harmonizar pratos salgados?

Frutos do mar, por exemplo, são muito diversos e dependem muito do modo de preparo e os temperos utilizados, mas veja algumas dicas bem interessantes:

– Bacalhau à portuguesa: Saison, Witbier e American Pale Ale.

– Salmão com molho de maracujá: Berliner Weisse ou Farmhouse Ale

– Camarão na moranga: English Pale Ale ou Helles Bock

– Bruschetta de bacalhau: Vienna Lager, Witbier ou Saison

As opções são infinitas, mas lembre que as sugestões dão uma ideia geral de uma boa harmonização, sendo assim, a harmonização ideal é aquela que mais te agrada!

Deixe um comentário