Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Ponte Cervejeira chega ao mercado de ensino cervejeiro

Ponte Cervejeira chega ao mercado de ensino cervejeiro

A Ponte Cervejeira se tornou a primeira escola especializada em ensino cervejeiro do Vale do Paraíba.

A história dos sócios no ramo cervejeiro

Ponte Cervejeira
Primeira Instituição Cervejeira do Vale do Paraíba

A história da Ponte Cervejeira começou em 2007, quando em um final de semana como outro qualquer Zé Marcio, então gerente em um bar cervejeiro na cidade de Campos do Jordão/SP, atendeu um cliente chamado Alexandre Bleed, apresentando a ele sua primeira cerveja “diferenciada”. Aquela cerveja mudou totalmente a vida de Alexandre Bleed, que à partir de então passou a buscar novas cervejas e novas experiências cervejeiras.

No ano de 2010, Zé Marcio foi aluno da primeira turma de Sommelier de Cervejas formada no Brasil, ministrada em São Paulo/SP. O curso teve aulas ministradas por Cilene Saorin em parceria com a Doemens Academy (instituição criadora do curso de sommelieria cervejeira na Alemanha em 2004).

Já em 2011 Alexandre Bleed decide fazer o curso de Sommelier de Cervejas na primeira turma do Brasil a acontecer fora da cidade de São Paulo, mais especificamente em São José dos Campos/SP e, coincidentemente (ou não), o professor do curso era exatamente Zé Marcio, que alguns anos antes havia apresentado a ele o mundo das cervejas artesanais. Grata surpresa que deixou o curso ainda mais legal e novamente aproximou esses dois cervejeiros. Após a formatura da 1ª turma de sommeliers de cervejas de São José dos Campos/SP, Zé Marcio continuou formando alunos na cidade, enquanto Alexandre Bleed continuou estudando e explorando o mundo das cervejas apenas como consumidor. 

Zé Marcio foi promovido a coordenador de curso, por isso convidou Alexandre Bleed para assumir o posto de professor. O convite foi aceito e a partir de 2017 o trabalho de capacitação profissional dos Sommeliers de Cerveja de São José dos Campos, iniciado em 2011, passa a ser feito por Alexandre Bleed, sob a coordenação de Zé Marcio.

O início da Ponte Cervejeira

Ponte Cervejeira
Foto: Instagram da instituição

Agora, em 2022, após formarem mais de 300 alunos sob chancela de uma instituição com cursos diversos, Alexandre Bleed (Doutor Breja) e Zé Marcio (O Quintal do Porco) se juntam para a criação da Ponte Cervejeira, uma escola que chega ao mercado com o objetivo de revolucionar o ensino cervejeiro na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba e no Brasil.

A nova instituição cervejeira já está com cursos de formação em sommelieria disponível, basta acessar esse link para saber mais, a instituição também possui o curso Master em Estilos.

Uma long neck de prosa com Alexandre Bleed

Cerveja em Foco: Vocês criarão cursos além do tema voltado para sommelieria?

Alexandre: Sim e já existem planos nesse sentido. Começamos pelos cursos que estávamos devendo ao nosso público e que já estavam planejados há um tempo. Inclusive, recebo muitos pedidos de cursos especializados em produção cervejeira. Então existe sim um futuro nesse sentido para a Ponte Cervejeira.

Cerveja em Foco: Os cursos serão ministradas de forma itinerante ou em sede própria?

Alexandre: Nos últimos anos o aumento no número de cervejarias ciganas nos mostraram que existe um lado positivo em não ter uma sede fixa. Então nós decidimos não ter uma, pelo menos nesse momento. A possibilidade de irmos para onde quisermos, sem termos raízes fixas em um só lugar é algo que nos anima muito para os próximos anos. E, aqui, na nossa cidade, uma amiga minha tinha uma espaço perfeito para nós e nos acolheu maravilhosamente bem. Então tudo está fluindo como havíamos planejado.

Cerveja em Foco: Há previsão de criação de cursos online?

Alexandre: Não. Um dos pilares da Ponte Cervejeira é o contato humano, a real ligação entre as pessoas. O ensino a distância pode ajudar em alguns sentidos, mas entendo que não é a melhor forma de ensino existente para os cursos que oferecemos. Quem já fez cursos cervejeiros nas duas modalidades (presencial e remoto) sabe que os cursos presenciais são incomparáveis. Tenho planos de fazer cursos online, mas cursos mais simples/gerais, através do Doutor Breja, que sempre foi uma plataforma de conexão cervejeira a distância. A Ponte Cervejeira foi criada para cursos focados na troca de experiências que são alcançadas presencialmente.

Deixe um comentário