Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Produzida com nibs e rapadura, cerveja artesanal de Ilhéus chega ao mercado

Produzida com nibs e rapadura, cerveja artesanal de Ilhéus chega ao mercado

A cerveja artesanal Cabruca é o mais novo lançamento da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), em Ilhéus, no sul da Bahia. A cooperativa aposta no novo produto para aumentar o faturamento da organização em até 30%.

Com uma fórmula desenvolvida especialmente para a Natucoa, a cerveja artesanal Cabruca tem a essência da Mata Atlântica e o principal ingrediente é o nibs de cacau, “o chocolate em sua forma mais pura e menos processada”. É uma cerveja IPA, de alta fermentação, com rapadura, que deixa a bebida mais suave.

Segundo a presidente da Coopessba, Carine Assunção, a expectativa é grande. “Mal lançamos e a cerveja Cabruca já vem tendo um alcance bem significativo. Esperamos aumentar em 30% o nosso faturamento com mais esse produto. A cerveja pode impulsionar e abrir mercado também para os outros produtos do portfólio”.

O economista e presidente da Confederação Nacional dos Urbanitários, Paulo de Tarso, é consumidor de cerveja há muitos anos e aprovou a nova cerveja da agricultura familiar. “A cerveja Cabruca é de alta qualidade. Mata a sede e a ansiedade dos consumidores. Seu gosto, ao mesmo tempo amargo e doce, faz com que haja uma satisfação grande para os apreciadores do produto. Muito boa e saborosa”.

A cerveja Cabruca passa a integrar o catálogo da Natucoa, composto por barras e gotas de chocolates veganos nas versões de 56%, 70% e 80% de cacau, barras de chocolate com licuri, nibs, cacau em pó, chocolate em pó e geleias de cacau com pimenta. Com a venda dos chocolates, em 2020, o faturamento da cooperativa foi de R$ 680 mil.

O cacau que dá origem a esses produtos é produzido em sistema ecológico de cultivo agroflorestal, caracterizado pela forma de plantio em meio à Mata Atlântica, sem prejudicar a preservação do bioma. Os chocolates e nibs possuem o Selo de Identificação Geográfica Cacau Sul Bahia.

Esse selo garante a procedência do cacau, a sua rastreabilidade e padrões de qualidade de fermentação, manejo e tratamento das amêndoas. Os produtos são processados utilizando as menores taxas de aditivos químicos, conservantes, aromatizantes, ou qualquer outro aditivo que desencadeie algum tipo de intolerância.

A cerveja e outros produtos da marca Natucoa podem ser adquiridos na primeira franquia da marca, que será inaugurada nesta quarta-feira (2), na Pituba, em Itacaré. A cooperativa também lançou um quiosque itinerante, que teve sua primeira parada no Shopping Jequitibá, em Itabuna. Um novo recurso para a apresentação e comercialização de produtos da marca Natucoa, onde o público pode adquirir, além da cerveja, outros produtos.

Deixe um comentário