Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Resenha de livro – 500 Cervejas

Resenha de livro – 500 Cervejas

“500 Cervejas: As melhores cervejas do mundo em um único livro” é a versão traduzida do livro 500 Beers , publicado originalmente pela editora Apple Press, no Reino Unido.

Livro 500 cervejas

A versão brasileira conta um pouco sobre a história da cerveja, seu processo de fabricação e os ingredientes básicos. além disso, o livro dá uma direção ao leitor que leigo na hora de comprar, armazenar e servir a cerveja. O principal conteúdo do livro são as cervejas, onde o autor descreve brevemente algumas de suas preferências e explica também alguns estilos de cervejas. Seria um ótimo livro para quem está iniciando seus estudo sobre cerveja, porém, a editora brasileira, Marco Zero, não fez uma boa tradução do livro de Zak Avery e pecou em vários pontos que comprometeram o conteúdo.

Os principais erros do livro ficam por conta da tradução, todas as nomenclaturas dos estilos foram traduzidas, deste modo o livro possui estilos como: Lager Preta, Ale Velha e Vinho de Cevada. Além disso, a forma no qual foi traduzida e formatado o texto, gera mais confusão ainda, como no caso da imagem abaixo:

O livro foi lançado em 2010, não houve o acompanhamento de um profissional do ramo cervejeiro que fosse qualificado para auxiliar nas traduções, o resultado é uma obra que deveria ser ideal para o público que está começando a buscar conhecimento sobre cerveja, mas no fim não serve para ninguém, pois pode gerar mais confusão.

Não recomendo a compra da versão em português, há várias obras nacionais ou traduzidas com uma qualidade muito superior e com profissionais que levaram a tradução a sério. Caso você tenha acesso a versão original, em inglês, é uma ótima opção de compra para iniciantes!

500 Cervejas

Sobre o autor

Zak Avery é jornalista e especialista em cerveja, com anos de experiência no varejo desse tipo de bebida. Ele faz parte do comitê British Guild of Beer Writers (Sociedade Britânica dos Escritores de Cerveja), e em 2008 ganhou o maior prêmio concedido pela associação: Escritor de Cerveja do Ano. É juiz no evento anual Desafio Internacional da Cerveja. Zak mora em West Yorkshire, Inglaterra, uma região famosa por sua tradição na indústria cervejeira.

500 Cervejas

Autor: Zak Avery

Preço: R$ 44,90

Capa comum: 288 páginas

Editora: Marco Zero; Edição: 1 (1 de novembro de 2010)

Idioma: Português

ISBN-10: 8521316437

ISBN-13: 978-8521316435

Dimensões do produto: 15 x 14,7 x 2,3 cm

Peso de envio: 599 g

Nota: 1/5

Deixe um comentário