Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Sommelier de Cerveja passa a ter CNAE

Sommelier de Cerveja passa a ter CNAE

Depois de muito trabalho da ABRACERVA para ter o reconhecimento da profissão de sommelier, ao fim de 2022 tivemos mais um avanço na categoria, a regulamentação do CNAE.

O núcleo de Sommeliers de Cerveja criado pela ABRACERVA para buscar formas de reconhecer e valorizar a profissão, que até pouco tempo não tinha registro ou alguma descrição profissional que fosse cabível de enquadrar a profissão, agora o profissional Sommelier de Cervejas tem seu registro integrado a Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), com serviços de Sommelieria.

servir sommelier

As últimas ações da ABRACERVA trouxeram a inclusão da sommelieria na Classificação Brasileira de Ocupações no Ministério do Trabalho – CBO e agora o CNAE 7490-1/99 foi alterado para contemplar os profissionais Sommeliers que trabalham com cerveja.

De acordo com a associação, o próximo passo é que este Código Nacional de Atividades Econômicas/CNAE possa integrar as atividades exercidas pelos MEI – Microempreendedores Individuais.

A regulamentação da profissão é um grande passo para o mercado, pois assim é possível promover um nível de remuneração justo, além de valorizar quem exerce a sommelieria.

Isso quer dizer que agora é possível ter uma empresa que atua com serviços de sommelieria, de forma legal. E caso seja incluída na atividade de MEI, qualquer sommelier profissional autônomo poderá abrir uma pequena empresa, com menos impostos e burocracia para atuar no mercado cervejeiro.

Fonte: Bräu Akademie

Deixe um comentário