Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Uma breve história da cerveja Helles Lager

Uma breve história da cerveja Helles Lager

Como você já sabe, cada estilo de cerveja tem sua própria história. Helles, que é um dos estilos de cerveja comercial mais famosos, não existe há muito tempo (em comparação com outros estilos de cerveja que parecem existir há mais de 4 a 5 séculos).

Durante o final do século 19, o estilo de cerveja comercial europeu mais vendido foi o tcheco Pilsner. As cervejas lager limpas originárias da Boêmia, eram muito populares devido à sua cor cristalina e sabor crocante. Assim, os alemães e mais especificamente os cervejeiros bávaros estavam com medo de perder o papel de liderança que tinham até agora na produção de cerveja na Europa, eles tiveram que criar um novo estilo de cerveja que pudesse competir com as Pilsners tchecas e até mesmo ultrapassá-las.

Depois de um tempo eles vieram com uma nova cerveja com intenso caráter maltado, um pouco de amargor de lúpulo picante e um sabor de pão, a Helles Lager. A Cervejaria Spaten em Munique (que é a mesma que agora possui e produz as marcas Franziskaner e Loewenbrau) parece ser a primeira a fabricar uma Helles em 1894, segundo fontes históricas. Helles (que significa “brilhante” em alemão) tem corpo médio com uma quantidade significativa de espuma quando servido corretamente. É um estilo crucial para a história da cerveja, pois é o antecessor das light lagers que hoje são o estilo de cerveja mais conhecido e comercial do mundo.

Faça harmonizações com sua Helles

Por conta do brilho e da suavidade da clássica Helles lager, ela irá combinar bem com muitos dos mesmos alimentos com os quais você combina uma pilsner. Aqui estão algumas ideias de harmonização para desfrutar enquanto você prova sua Helles favorita.

Uma combinação óbvia é Helles e pão. O malte da lager vai se equilibrar bem com o pão recém-assado.Outra ótima opção é um prato rústico de queijo e carne. Escolha alguns queijos macios e frescos e salsichas levemente condimentadas para criar uma refeição memorável que realmente destaque as qualidades naturais da sua cerveja.

Por ser uma cerveja com baixo teor alcoólico, você pode apreciá-la com um almoço fresquinho sem se sentir muito cheio para passar a tarde.

Deixe um comentário