Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Wee Heavy, a cerveja dos escoceses.

Wee Heavy, a cerveja dos escoceses.

A Wee Heavy, também conhecida como Scotch Ale, é um estilo histórico de cerveja escocesa, que remonta há 6.000 anos. A cerveja era feita com mel e urze, juntamente com gruit ale (cervejas fabricadas com várias especiarias e ervas), era comum ter esses adjuntos nas primeiras fabricações das cervejas escocesas. Esta é uma “cerveja de malte”, porque o lúpulo não era nativo da Escócia.

Na época, os lúpulos eram cultivados na Inglaterra em cidades como Kent, Hereford e Worcestershire, porém era muito caro enviá-los para a Escócia. Os melhores maltes eram produzidos na Escócia e com isso tornaram-se heróis do estilo. Notas de fumaça de turfa, como é comum no whisky escocês, também podem ser encontradas neste estilo.

As cervejas nativas da Escócia eram nomeadas por um sistema que definia o preço do barril de cerveja com base em seu teor alcoólico. Esse sistema era conhecido como xelim (hoje extinto como sistema monetário). A partir de 50 ou 60 xelins para uma cerveja “leve”, ou seja, o preço aumentava conforme o teor alcoólico. A Wee Heavy era a ponta maior dessa faixa de custo, 100 a 160 xelins equivalendo a uma cerveja geralmente na faixa de 6,5 a 10 ABV.

A raiz da fabricação da cerveja escocesa continuou a se expandir, eventualmente encontrando solo fértil nas abadias e mosteiros da Idade Média. A produção da cerveja também permaneceu um ofício dentro de casa, onde as mulheres cervejeiras, chamadas de “esposas de navegadores”, trabalhavam para transformar uma combinação de cereais locais e ervas favoritas em cerveja.

Por volta do final do século 14, as cervejarias públicas começaram a aparecer. Não demorou muito para que Glasgow, Edimburgo e Alloa fossem centros de intensa atividade cervejeira. Já no século 19, a Escócia tornou-se um exportador por direito próprio. Eles fabricavam uma variedade diversificada de estilos, notadamente Porters, Stouts e IPAs, e enviavam para mercados tão distantes quanto a América e a Índia. Até mesmo suas cervejas nativas de malte encontraram mercados em lugares como a Bélgica e algumas das colônias britânicas.

Por fim, vale lembrar que além do estilo Wee Heavy/Scotch Ale a Escócia possui o Scottish Ale, mas não confunda, pois mesmo sendo estilos escoceses as características bem diferentes.

Harmonização

Esta cerveja maltada combina bem com carnes gordurosas – cordeiro e veado são as carnes mais comuns para combinar com esta bebida. Aves de caça também combinam bem com uma Wee Heavy. Para a sobremesa, ela combina bem com pratos à base de caramelo e creme. Neste caso vale a pena provar com crème brûlée ou um simples sorvete de baunilha com calda de caramelo.

Deixe um comentário