Pular para o conteúdo
Início » Notícias » 4 formas fáceis de reduzir seus custos no bar

4 formas fáceis de reduzir seus custos no bar

Muitos empresários e gestores subestimam o poder de uma gestão de custos, tornando assim o seu produto ou serviço menos competitivo e causando uma espécie de dominó de prejuízos: queda no volume de vendas, diminuição das margens de lucro e desmotivação da equipe.

Quatro formas de controlar os custos

Gestão de custos do bar

Tenha contratos semestrais ou anuais
Ao negociar com seu cliente ou fornecedor algum contrato, você terá uma noção mais precisa de quanto custa o projeto ou manutenção do seu serviço. Além disso, você terá a oportunidade de discutir detalhes que devem ser mudados com mais frequência do que se fosse um contrato de vários anos, nesse caso um contrato semestral poderá resolver.

Caso sua empresa use uma ferramenta de gestão com relatórios como o de custos, você poderá conferir sempre em tempo real quanto dinheiro e tempo estão sendo gastos e, assim, tomar providências instantâneas para diminuí-los.

Converse com seus clientes
Pergunte o que ele gosta em seu estabelecimento e repare em quais pontos ele não valoriza tanto, busque reduzir os custos dos pontos menos importantes ou busque aprimorá-los. Insights valiosos podem surgir dessa conversa e ajudar a reduzir os gastos. Além disso, perguntando a ele como vocês podem melhorar o produto/serviço da sua empresa, você prova que se importa com a sua opinião e pode, assim, criar um relacionamento mais que transparente, duradouro.

Adote o conceito “Just in Time”
Este conceito, usado na indústria, pode ser adotado no seu bar, restaurante ou cervejaria. Afinal, seu objetivo é reduzir ou até eliminar, todo o desperdício nos estágios de produção que pode não estar tão claro para os seus colaboradores. Ele está, por exemplo, na série de relatórios esquecidos há dias nos computadores, à espera de uma análise, ou ainda, nos dados incorretos nos contratos, e no retrabalho de corrigi-los para serem aprovados. Uma outra forma de adotar o conceito é diminuir o estoque de produtos similares e forçar o fluxo de vendas de um item por categoria.

Mantenha uma equipe enxuta
Mais gente no time resulta em mais trabalho sendo executado em menor tempo, mas não necessariamente em mais lucro. Também não vale a pena manter no time pessoas desinteressadas no sucesso coletivo. O mais interessante é capacitar a sua equipe atual, dar a ela mais autonomia e, mais que isso, ajudá-la a se tornar mais produtiva. Reorganize escalas, divida as tarefas com base nas habilidades de cada profissional e se necessário, terceirize setores.

Deixe um comentário