Pular para o conteúdo
Início » Notícias » 504 anos da Lei da Pureza Alemã

504 anos da Lei da Pureza Alemã

Você provavelmente, já deve ter escutado falar da Reinheitsgebot (Lei da Pureza da Cerveja). Aclamada pelos puristas como sinal de qualidade e que completa seus 504 anos hoje; a lei aplicada em 23 de abril de 1516 que se estendia por toda a região da Baviera (lembrando que a lei era válida apenas nesta região e não no resto do mundo) e estabelecida pelos duques Guilherme IV e Luis X; visava regular o preço de venda da cerveja, assim, como os ingredientes a qual ela era produzida, onde seria permitido apenas malte, água e lúpulo. A levedura foi anexada anos a frente, pois ainda não se tinha conhecimento do processo da fermentação, que era considerado algo divino.

Porém, historicamente falando, muito antes de 1516, certas limitações já tinham sido estabelecidas para limitar o uso de ingredientes na cerveja. Em 1447 na cidade de Munique foi regulamentado que apenas água, malte e lúpulo poderiam ser usados e em 1487 o duque Alberto IV (pai de Guilherme IV) fez com que os cervejeiros de Munique fizessem um juramento público em que obedeceriam esta lei, o que mais tarde ajudou na promulgação da lei de 1516.

Um dos principais culpados por restringir apenas ao uso de malte de cevada na cerveja, foi o trigo, pois o seu uso excessivo na produção, fazia com que o preço do pão subisse. Outro fato curioso, é que a família do Palácio Eggenberg, detinha o monopólio das cervejas de trigo e a família do duque Guilherme IV, da casa Wittelsbach, queria aplicar-lhes um golpe. Já o lúpulo, era considerado um ingrediente mais puro, diferente do gruit utilizado (mistura de várias ervas) que gerava vários tipos de efeitos psicodélicos considerados contrários ao movimentos impostos pela igreja.

A lei atualmente não tem o mesmo peso que se tinha em sua época, apesar de ainda muito utilizada a risca por algumas cervejarias dentro e fora da Alemanha, como a brasileira Eisenbahn por exemplo.

Quer saber mais sobre o mundo da cerveja e suas curiosidades? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!

#reinheitsgebot #purezalema #alemanha #cerveja #biere #cervejaemfoco #malte #lupulo #água #levedura

1 comentário em “504 anos da Lei da Pureza Alemã”

  1. Pingback: Puro malte é Marketing do engano!  – Cerveja em Foco

Deixe um comentário