Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Amazon Stout Açaí

Origem: Belém, PA / Brasil

Família: Ale

Tipo: Fruit Beer

Teor alcoólico: 7,2%

Copo específico: Pint

Temperatura ideal: de 5 a 8° C

Preço: R$ 8,00 a R$ 14,00

Um caso interessante nesta cerveja é a própria fruta, o açaí. Ele é um fruto amazônico, típico da região norte do país e atualmente é um dos “queridinhos  do Brasil”, porém, é uma fruta bem gordurosa e este é o maior empecilho para  a nossa Amazon Stout.

Amazon Stout Açaí

A gordura é um inimigo da formação de espuma, sem espuma a cerveja tende  a ficar mais acessível a temperatura externa, o desafio dos nossos amigos de  Belém é fazer que a cerveja contenha açaí e espuma, para fidelizar o  estilo.

A escolha do açaí e a assertividade dos processos resultaram em uma cerveja com formação de espuma média, mas, não duradoura. Suas notas contribuem e  para os sabores e aromas do estilo.

Uma coloração preta, com uma espuma de coloração creme e breve duração. É uma cerveja de cor densa e aspecto opaco. O aroma inicial de chocolate e café provenientes do malte. Segue uma interessante nota aromática que lembra fruta seca e mineral (oleoso). A cerveja possui amargor de média intensidade, seguido de breve dulçor e variando de uma leve acidez a média(maltes tostados). O final é relativamente seco com persistência do amargor comportado.

Harmonizações

Tábua de frios – Queijo Parmesão, grana padano, pecorino e parmigiano, prosciutto, presunto assado no forno, presunto maturado e salame.

Frutos do mar – Lagostas, ostras, moqueca capixaba e moqueca baiana.

Carnes – Lombo de porco, lombo defumado, costela de porco, cordeiro grelhado, chester e carnes bovinas em geral.

Comidas Típicas – Feijoada, churrasco, chili, comida caribenha, fajita, enchilada, nachos, kebab, jambalaya e cottage pie

Chocolates – Trufas, chocolate ao leite e chocolate branco.

Sobremesas – Petit gateau e Crème brûlée.

Este rótulo da Amazon Beer foi a cerveja que mais pontuou no Festival Brasileiro de Cervejas em 2013.

Deixe um comentário