Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

As delícias do artesanal – Cerveja x Hambúrguer

Quando assunto é harmonização de cerveja com comida não tem como negar que esses dois itens possuem um leque de opções, mas quando pensamos em hambúrguer x cerveja imaginamos um casamento perfeito, certo? Podemos encontrar uma diversidade de pães, queijos, tipos de carnes, saladas, entre tantos outros elementos que compõem esse prato tão suculento.

Hoje vamos falar sobre alguns queijos que são ideais para o preparo dos hambúrgueres e que potencializam as harmonizações com os mais variados estilos de cervejas, além de uma receita bem fácil e rápida de cebola caramelizada com Stout.

Harmonização é sempre algo desafiador, pois é possível unir os mais diferentes ingredientes e com isso transforma o prato em uma combinação marcante.

Queijos:

  • Cheddar – esse é o queijo mais tradicional, seja para os hambúrgueres de fast-food ou artesanal, pois vai bem com qualquer tipo de carne. Ele possui um sabor forte, que quando acompanhado de tiras de bacon, cebola caramelizada e batata fica excelente.
  • Mozarela – esse também é tradicional, mas para pretos quentes, pois é a peça chave, além de ser macio e suave.
  • Mofo azul – com esse é possível fazer uma ótima combinação, pois é forte e intenso. Queijos tipo gorgonzola dão um toque especial, mas vale lembrar que os acompanhamentos devem ser leves para ter equilíbrio e um elemento não sobressair o outro.
  • Cabra – esse tipo de queijo está em alta no mercado brasileiro, assim como seus diversos sabores, suaves, cremosos ou até mesmo fortes. A dica para esse queijo é deixá-lo derreter por cima da carne.

Cebola caramelizada com cerveja Stout

Ingredientes:

03 cebolas grandes;

1/2 xícara de açúcar;

350 mL de cerveja do estilo Stout

Modo de preparo:

Aqueça o açúcar em fogo médio até o ponto de caramelo. Em seguida adicione a cebola cortada (julienne ou rodelas). Na sequência adicione a cerveja e deixe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, até dar o ponto do molho.

Dicas extras:

  1. Use cervejas do estilo Brown Ale para harmonizar com o hambúrguer, pois a cerveja irá ressaltar o sabor da carne.
  2. O estilo India Pale Ale (IPA) é uma boa pedida quando a harmonização for por contraste, pois os sabores lupulados intensos e amargor característicos faz um contraponto interessante.
  3. Caso sua preferência seja para as cervejas claras, com características mais refrescantes e herbais, opte por uma Belgian Strong Ale ou uma Strong Golden Ale, mas se gosta de intensidade procure os estilos mais escuros como Porter e Stout.

Deixe um comentário