Pular para o conteúdo
Início » Notícias » BdA Harvest Beer: As melhores cervejas com lúpulo fresco da Itália

BdA Harvest Beer: As melhores cervejas com lúpulo fresco da Itália

No último sábado foram divulgados os resultados da primeira edição do BdA Harvest Beer, um concurso dedicado às cervejas que utilizam em suas receitas a adição de lúpulos frescos.

O concurso foi organizado pela Unionbirrai em colaboração com a Italian Hops Company. As cervejas foram divididas em duas categorias, Fresh Hop e Wet Hop, para cada uma das quais foi elaborado um pódio com base nas avaliações as cegas dos jurados. 

Quem merece destaque é a cervejaria Birrificio Italiano, que foi a vencedora de duas medalhas de ouro.

Além disso, por ocasião do Fesh Hop Festival 2022, a Unionbirrai e a Italian Hops Company organizaram o workshop “Italian hop season report 2022 and harvest beers” para explorar o tema do lúpulo cultivado na Itália, com uma degustação final da nova safra.

Confira as categorias premiadas e as cervejas campeãs

Categoria Wet Hop; Cervejas caracterizadas pelo uso do lúpulo fresco, com até 24 horas após serem colhidas no campo. Esta categoria não permite cervejas com tendência ácida ou mesmo ligeiras notas, cervejas com utilização de especiarias, fruta ou uva/mosto de uva.

Aparência: Sem indícios de cor, espuma presente, limpidez variável de baixa a boa.

Aroma: Deve-se buscar um equilíbrio entre o estilo de referência da cerveja e a valorização das notas lupuladas conferidas pelo lúpulo. Isso deve dar uma conotação fresca à cerveja com notas verdes e de clorofila, notas de legumes cozidos ou caldo de legumes não são permitidas. Estas cervejas terão uma intensidade aromática mais baixa do que as Fresh Hop Beers, portanto o equilíbrio deve ser buscado ao invés da explosão olfativa. 

Sabor: Equilíbrio entre o estilo de referência da cerveja e a valorização das notas lupuladas conferidas pelo lúpulo. Este deve surgir com boa intensidade gustativa e caracterizar a cerveja com amargor moderado a alto e notas gramíneas.

Ouro – Tipopils Harvest – Birrificio Italiano
Prata – Ammutinata – Beer Belly
Bronze – Harvest – Radical Brewery
Menzione speciale – Sugaman Wet di Giustospirito.

Categoria Fresh Hop: Cervejas caracterizadas pelo uso de lúpulo fresco, utilizadas em até 2 semanas após sua secagem. Esta categoria não permite cervejas com tendência ácida ou mesmo ligeiras notas de acidez, nem cervejas com utilização de especiarias, fruta ou uva/mosto de uva.

Aparência: Espuma presente e abundante, limpidez variável de baixa a boa.

Aroma: Deve-se buscar um equilíbrio entre o estilo de referência da cerveja e a valorização das notas lupuladas. Deve ter intensidade aromática.

Sabor: Equilíbrio entre o estilo de referência da cerveja e a valorização das notas lupuladas. Deve surgir com boa intensidade gustativa e caracterizar a cerveja com amargor moderado a alto. 

Ouro: Extra Hop – Birrificio Italiano
Prata: Peace & Hop – Birrificio Apuano
Bronze: Glitch Slap Fresh Hop – Edit Brewing 

Deixe um comentário