Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Bianca Telini: a mulher que representará o Brasil no Mundial de Sommelier

Bianca Telini é a única mulher entre os 10 melhores Sommeliers de cerveja que passaram pelo 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas realizado pelo Instituto da Cerveja Brasil

O concurso contou com 3 etapas nacionais: a prova escrita que selecionou 45 competidores, a degustação às cegas que classificou 10 sommeliers e por fim a prova de serviço de cerveja com 5 finalistas. Bianca se classificou entre os 10 e chamou atenção por ser a única mulher.

Como sommelière, sei que uma competição desta magnitude não é nada fácil e é necessário muito estudo e preparação. Além disso, requer uma certa disponibilidade financeira para estudar as cervejas referências e atuais, além dos custos de deslocamento.

No início deste ano, quando o Campeonato foi lançado, entrei em contato com algumas amigas e colegas de trabalho para pensar em estudarmos para a competição. O desânimo para competir é grande, eu particularmente não sou muito adepta à competitividade, me traz ansiedade e outros sentimentos não muito agradáveis.

Percebi que muitas colegas sommelières compartilhavam do mesmo sentimento, adicionado de uma frustração de falta de tempo e dinheiro para praticar a avaliação sensorial às cegas. A conclusão era de que não valia a pena a dor de cabeça. Ainda assim, eu fui tentar fazer a prova e não passei, não estava preparada e precisaria me dedicar mais.

Por isso, venho com a missão de ajudar o trabalho e dedicação de Bianca serem reconhecidos.

Bianca Telini – a melhor sommelière brasileira

Telini ressalta sobre sua representatividade: “Acredito que minha presença no campeonato seja importante pois ainda temos poucas mulheres ocupando esses espaços e precisamos diversificar o meio cervejeiro.”

Bianca Telini atua há 7 anos no segmento cervejeiro e hoje é CEO da Clado Consultoria, que oferece serviços de implementação de controle de qualidade, cursos e consultoria para a indústria cervejeira. 

Com a vaga garantida para o Mundial de Sommelier em Munique, Alemanha, Bianca busca alternativas para custear a viagem e custos de participação. Na última semana, lançou um plano de patrocínio para empresas e pessoas que desejam apoiá-la. As cotas vão de R$200 a R$3000 e incluem a criação de conteúdo para redes sociais até treinamentos e eventos de harmonização. 

Aqui eu ressalto a genialidade de Bianca em oferecer seu trabalho, divulgar sua empresa e serviços para patrocinar sua viagem. Reforçando sua atuação no mercado e oferecendo um retorno válido para a pessoa ou empresa que deseja ajudar.

“Essa foi a forma que encontrei de usar a força do meu trabalho para custear a viagem, pois quem está apoiando minha ida à Alemanha, também está apoiando uma mulher que tem um pequeno negócio e que vive da cerveja”. Afirma Bianca. 

Daqui, iremos torcer para mais uma vitória, me sinto representada com uma mulher brasileira no Mundial de Sommelier. Que acontecimentos como este possam inspirar mais mulheres a competir.

Em seu instagram, ela compartilha o cotidiano de trabalho em laboratório de Controle de Qualidade e traz dicas e curiosidades sobre estilos de cerveja. 

Para saber mais sobre os planos de patrocínio, acesse aqui ou envie um e-mail para bitelini@gmail.com

Um comentário

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.