Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Braggot – A união da cerveja com mel

Vamos revirar a história da bebida que tanto amamos! Só que desta vez, vamos buscar um pouco da história que vem do País de Gales.

Talvez você já tenha visto ou por sorte, bebeu alguma Honey Beer por aí, um estilo de cerveja que não é tão comum no Brasil, mas é tão antigo quanto as terras tupiniquins.

Braggot

A história de Braggot

A origem desta bebida é atribuída ao povo celta, ela caiu no gosto popular por diversos motivos e foi amplamente difundida no Reino Unido até o século XIX.

O primeiro registro da bebida aparece em uma obra do escritor Geoffrey Chaucer, onde ele faz menção da bebida para comparar a doçura que há na boca da noiva, no conto The Miller’s Tale publicado na obra de The Canterbury Tales. A obra foi escrita entre 1380 e 1390. No entanto, as menções ao preparo de uma bebida similar a ela são do início da nossa civilização.

Posteriormente encontramos a receita de como era produzida a bebida em registros de um livro publicado em 1669, The Closet Of Sir Kenelm Digby Knight, Opened. A obra publicada conta receitas gastronômicas, sem imagens e sem prefácio de introdução, apenas receitas daquilo que era tradicional no Reino Unido. O autor das receitas, Kenelm Digby, foi um diplomata inglês, filósofo altamente reputado, astrólogo e conhecido como um dos principais intelectuais católicos romanos. A obra foi publicada mediante autorização de seu filho, após sua morte.

Na receita, a mistura daquilo que irá se tornar um protótipo da Honey Beer, faz a adição do mel na fervura, além disso, muitas especiarias são utilizadas na receita, como pimenta, cravo, maçã, gengibre, noz-moscada e canela. O Braggot tinha adição de lúpulo em sua receita.

Você pode encontrar um braggot com um nome diferente como: bragget, bracket ou bragawd são alguns exemplos comuns, o início da palavra significa malte em galês (brag) e hoje em dia é uma das bebidas símbolo da cultura do País de Gales.

O Braggot atualmente

A definição para o Braggot em tempos atuais, segundo o BJCP 2015, é que a bebida seja considerada um hidromel ao invés de cerveja, como era considerado antigamente por ter sua base feita com mosto de cerveja e adição de mel.

A descrição da bebida conta com um blend entre hidromel e cerveja ou a adição de malte na produção do hidromel, porém, o Braggot não pode conter outro tipo de ingrediente, pois será caracterizado como Hidromel Experimental.

Tem no Brasil?

Sim, temos! A Martelo Pagão é um exemplo de quem produz uma versão do Braggot e tem inclusive uma degustação comentada no YouTube sobre o rótulo, quem faz a análise é o cervejeiro caseiro do canal “Uma cerveja por dia”.

Curiosidade

Você sabe como surgiu a expressão “Lua de Mel”? Sim, há ligação com essa querida bebida, segundo as tradições que remontam a história, antigamente os calendários eram lunares e cada mês era contado a partir do ciclo lunar. Após o casamento, o pai da noiva dava aos noivos um mês de hidromel ou braggot para que eles tivessem mais intimidade a ponto de gerar seu primeiro filho.

Fontes

Deixe um comentário