Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Como é feito o serviço do estilo Flanders Red Ale

Há mais de dois mil anos os belgas dominam a arte de fazer cerveja, inclusive aquelas que possuem sabores extraordinários, capazes de marcar o paladar de qualquer pessoa que aprecia boas cervejas. Assim, a Bélgica se tornou referência mundial e suas cervejas são consideradas Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, e não por menos ela é considerada por muitos como o Paraíso das Cervejas.

Flanders Red Ale é um estilo de cerveja prestigiado mundialmente que surgiu em 1821 pelas mãos de quatro irmãos (Pedro, Alexander, Ferdinand e Constantijn) na cidade de Roeselare, localizada na província de Flandres Ocidental. O quarteto decidiu investir em uma pequena cervejaria que hoje é conhecida como Rodenbach e é referência na produção deste estilo de cerveja.

Os quatro irmãos, sem saber como classificar suas cervejas, resolveram apostar em “borgonhas da Bélgica”, mesmo essas brejas não tendo semelhança com o vinho tinto (uva Pinot Noir). Melhor dizendo, a única semelhança com a uva é que essas cervejas são envelhecidas em barris de carvalho, onde a madeira não é nem um pouco esterilizada para que possa abrigar as mais diversas variedades de leveduras e bactérias selvagens.

Serviço

Esse é o momento adequado em que você irá escolher um bom copo para iniciar a degustação e verificar a temperatura ideal para servir a cerveja. O serviço precisa ser bem executado, portanto a hora de caprichar é agora, afinal esse é o seu momento e o da cerveja, é claro!

Começamos identificando qual a temperatura ideal para servir a Flanders Red Ale. O mais indicado fica na faixa de 5 ºC a 8 ºC, nem pense em tomar essa cerveja estupidamente gelada porque quanto mais gelada a cerveja estiver, menos suas papilas gustativas irão sentir e identificar os sabores predominantes dela.

O segundo passo é escolher o copo adequado para esse estilo, mas caso não seja possível, fique a vontade para escolher aquele que mais lhe agradar. Ao usar o copo que é referência para este tipo de cerveja você perceberá que isso ajuda e muito a manter e evidenciar as características sensoriais da bebida.

Os copos escolhidos para degustar a Flanders Red Ale

  • Tulipa: esse é o mais versátil e famoso copo belga, seu corpo arredondado é sustentado por uma haste curta com um pé circular, sua curvatura côncava até a boca lembra o formato de uma flor, a tulipa no caso. Esse modelo ajuda a evidenciar os aromas e sabores da Flanders Red Ale.
  • Flute: seu formato longo e fino evita que a carbonatação de algumas cervejas dissipe rapidamente. É muito comum usar esse tipo de taça para servir espumantes e champanhes.

Após identificar a temperatura ideal da cerveja e escolher o copo mais indicado para o estilo, chegou a vez de praticar o serviço no modo geral, até porque não é só “despejar” a cerveja no copo e pronto! Um serviço bem elaborado requer cuidado e atenção, portanto fique atento as seguintes dicas:

  • Para iniciar o serviço é preciso deixar o copo inclinado, não muito, porém essa posição precisa ser de aproximadamente 45°, ou seja, basta acomodá-lo na diagonal. Com isso é possível verificar a espuma se formando adequadamente e permitindo que a carbonatação da cerveja seja preservada, além de reduzir a volatilização dos aromas. É importante destacar que quanto mais lento você deixar o líquido escorrer pela lateral do copo, menos turbulência a cerveja terá.
  • Se você chegou até aqui, percebeu que a pressa é inimiga da perfeição, portanto dê atenção ao preenchimento do copo/taça, porque é aqui o ponto onde geralmente erramos em relação a quantidade adequada de espuma. Então lembre-se, quando o copo estiver próximo aos dois dedos do preenchimento, retorne vagarosamente o mesmo para a posição normal e finalize despejando o restante do líquido que ficou no recipiente ao centro do copo. Ao retornar o copo até o ponto que ele estiver totalmente reto você notará que a espuma teve uma formação de aproximadamente  1 a 2 cm. Pronto, serviço finalizado!

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.