A partir de agora, o Festival Brasileiro de Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas serão de responsabilidade do município. A decisão foi tomada na última semana em reunião no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt, que contou com a presença do secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, que também é o presidente da Vila Germânica, e outros membros do colegiado. O objetivo agora é definir como será feita a gestão dos eventos, e uma das ideias é conceder à iniciativa privada, realizando uma licitação, nos mesmos moldes do contrato firmado entre a Oktoberfest e a Cervejaria Spaten.
A administração municipal reforça que as marcas dos dois eventos citados são de propriedade da cidade e que, por isso, resolveu intervir. A Prefeitura também reforça que existem débitos de aluguel da atual empresa organizadora com o Parque Vila Germânica, referentes às últimas edições dos eventos. A Sectur informa ainda que, enquanto esses débitos não forem regularizados, a referida empresa não poderá mais organizar eventos nas dependências da Vila Germânica.
Com essa mudança, o turismo cervejeiro em Blumenau tende a passar por transformações significativas. A gestão municipal busca garantir a excelência e a continuidade dos eventos, que são vitrines importantes para a cidade e para o setor cervejeiro nacional. Além disso, a possibilidade de envolver a iniciativa privada promete trazer novas perspectivas e oportunidades para o desenvolvimento do segmento.
O Festival Brasileiro de Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas são eventos de grande porte, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. A nova gestão terá o desafio de manter o prestígio e a qualidade das edições anteriores, ao mesmo tempo em que busca inovações e melhorias para atrair um público ainda maior e garantir o sucesso dos eventos no futuro. A expectativa é de que, com essa nova abordagem, o turismo cervejeiro em Blumenau se fortaleça e se consolide ainda mais como uma referência no Brasil e no continente.
A atual gestão do evento soltou nota em que relata que recebeu com surpresa e indignação a nota publicada pela Prefeitura de Blumenau.
Em resposta à acusação de pendências financeiras citadas no site da Prefeitura de Blumenau, a atual gestão, por outro lado, diz que ela tem a receber da prefeitura, citando o suposto descumprimento de uma lei municipal aprovada em 2019 que estabelecia um repasse de R$ 1 milhão à entidade. A legislação, no entanto, prevê ajuda financeira para ações de decoração e iluminação de Natal.
Em nota, a gestão do último FBC alega que nas últimas semanas vem tentando dialogar com o poder público, com reiterados pedidos de agenda protocolados e não encontrou qualquer disposição por parte da Prefeitura.
Fonte: Prefeitura de Blumenau