Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Dia internacional da Syrah – uma das uvas mais versáteis do mundo do vinho

O vinho Syrah, produzido a partir de uma das uvas mais antigas e versáteis do mundo, é celebrado em todo o mundo no dia 16 de fevereiro.

A Origem e a Expansão da Uva Syrah

A uva Syrah tem uma história rica que remonta a variações milenares no Oriente Médio, também conhecida como Shiraz, surgiu do cruzamento das uvas tinta Dureza e branca Mondeuse Blanche há centenas de anos na região francesa do Vale do Rhône. Esta uva tem a capacidade única de se adaptar a diferentes climas e solos, prosperando em regiões vinícolas tanto do Velho Mundo, como a região francesa mencionada, quanto do Novo Mundo, incluindo a Austrália, Chile e Argentina. A Austrália, em particular, é famosa pelos vinhos elaborados com a Shiraz, como é conhecida localmente, e seus rótulos mais famosos são bastante concentrados e repletos de frutas.

Uva Syrah

A Diversidade do Vinho Syrah

A uva Syrah pode ser utilizada para produzir uma variedade de vinhos, incluindo tintos, rosés, brancos e até mesmo espumantes. A principal característica desta uva é sua casca extremamente grossa e rica em um polifenol chamado antocianina, que a torna quase negra. Isso resulta em vinhos escuros e profundos, com sabores potentes, corpo médio e taninos muito suaves. Normalmente, são vinhos secos com acidez média. Seus aromas mais frequentes são de frutas negras, violeta, azeitonas pretas, pimenta-do-reino e couro. Quando amadurece em carvalho, o vinho ganha notas de chocolate, tabaco e outras especiarias mais doces.

Harmonização do Vinho Syrah

Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, sugere que para harmonizar os vinhos tintos a base de Syrah, a dica é apostar em pratos feitos com ingredientes intensos, que realcem os sabores da bebida sem que o paladar seja dominado por ela. Pratos com carne bovina, cordeiro, porco, aves e queijos maduros são ótimas opções. Temperos fortes, como cebola, alho, mostarda, pimenta, louro e ervas aromáticas, como alecrim e tomilho, também podem ser bons parceiros.

Deixe um comentário