Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Evy Lins: “Somos a força empreendedora desse país!”

Na série sobre mulheres cervejeiras que empreendem, vamos falar de um achado no Norte Brasileiro. Evy Lins é sommelier e se destaca com produção de conteúdo e eventos em Manaus.

Saindo dos grandes centros conhecidos pelo movimento de cerveja, podemos encontrar grandes profissionais que enfrentam o desafio de estarem ativas no cenário nacional.

Evy é uma dessas pessoas e vim falar mais de seu trabalho. Desde que se formou como sommelier, percebeu que o mercado amazonense precisava ainda ter mais acesso a conteúdos informativos e educativos sobre cerveja, ela considera que o mercado cervejeiro por lá ainda está no início, e que ainda precisa acompanhar o ritmo dos Estados do Sul e Sudeste.

Por esse motivo, Evy decidiu trabalhar com o objetivo de levar uma nova visão sobre a cerveja para pessoas que não a conhecem como quem trabalha no meio.

Evy-Lins-Sommelier-de-Cerveja

Formada em Relações Públicas em 2017, descobriu a cerveja artesanal em 2015 e tinha vontade de se formar como sommelier desde então, visto que seu pai era sommelier de vinhos. Por motivos pessoais, só pôde fazer o curso em 2019, na antiga Escola Amazônica da Cerveja (hoje Cervejaria Escola Manaós). Ali, Evy se encantou com esse mundo imenso de cores, aromas e sabores que é a cerveja.

Em 2021, fez uma especialização em estilos pelo Science of Beer Institute. E recentemente buscou um curso de culinária na Escola Chef Gourmet para aprimorar os conhecimentos sobre comidas e harmonizações para oferecer um serviço ainda mais especializado.

Atualmente Evy oferece degustações e harmonizações guiadas, consultorias pessoais e empresariais, criação de cartas de cerveja e treinamento de equipes. Indo até o cliente, ela atua com parcerias com bares e restaurantes e degustações em pequenos salões, ou até mesmo na residência do cliente.

Evy-Lins-Sommelier-dando-palestra-degustacao

“Além de unir a paixão com a profissão, empreender no mercado cervejeiro me dá a oportunidade de ter horários flexíveis, conciliando com as obrigações maternas.”

Ao ser questionada sobre as motivações para empreender na cerveja Evy, que também é mãe sola.

Ela acredita que ainda há muito para se conquistar, pois encontra muita dificuldade para convencer seus clientes de que vale a pena investir na qualidade da cerveja, se tratando de bares e restaurantes. Já o público geral, tem resistência em investir em mais conhecimento de qualidade.

Em sua conta do instagram, Evy compartilha sobre seu trabalho e cotidiano, dando dicas e curiosidades sobre o mundo da cerveja, além de estar sempre posando com looks incríveis e muito estilosos.

Instagram Evy Lins

Com foco em educar o público, ela aposta na personalização de toda degustação e consultoria, além de criar guias de estilos por gostos básicos e materiais personalizados para facilitar o entendimento e assim fazer com que eles escolham melhor suas bebidas.

Sua primeira formação proporcionou um background e experiência em eventos e comunicação em geral, além disso o atual curso de culinária a ajuda a ter maiores percepções para harmonização.

Uma profissional completa, não é mesmo? Tive a oportunidade de conhecer esse mulherão quando trabalhei no curso de especialização de estilos, e Evy além de muito inteligente, conhecedora de cerveja, é extremamente bem humorada, politizada e ainda me ensinou como dançar músicas tradicionais de Manaus. (Depois de dançarmos Dirty Dancing, haha).

Evy deixa uma mensagem para outras mulheres cervejeiras empreendedoras:

“Por mais difícil que pareça estar num mercado dominado pelos homens, nós mulheres somos a força empreendedora desse país, além da importância do nosso envolvimento na história da cerveja. Por isso, temos que explorar nosso diferencial e mostrar que somos potências!”

Se deseja conhecer mais detalhes sobre o trabalho de Evy, além de seguir sua conta do insta, você também pode contatá-la pelo e-mail: evysommelier@gmail.com

Para mim, é uma honra poder falar de mulheres que fazem a diferença e buscam se destacar no meio da cerveja, se você tem uma história que merece ser compartilhada, fala comigo no insta ou no email workabeermkt@gmail.com

Deixe um comentário