Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Literatura Cervejeira No Brasil

Literatura Cervejeira No Brasil

Dia 23 de abril comemoramos o dia do livro, e o que temos para comemorar sobre livros que falam sobre cerveja? A resposta é: Muito para comemorar!

Já são mais de dezenas de edições totalmente em português que tratam do tema cerveja. Focado nos mais diversos setores, quer sendo em processos de produção cervejeira, quer fale sobre insumos, história, serviço, etc.

O Guia da Sommelieria de Cerveja, organizado por Bia Amorim, é o primeiro livro a tratar integralmente sobre a sommelieria de cerveja, trata-se de toda a parte que envolve a profissão de sommelier de cerveja pela visão de diversos profissionais renomados na área. A iniciativa da editora Krater que se tornou referência no que diz respeito a publicação de livros sobre cerveja traduzindo livros clássicos como a série Brewing Elements, Radical Brewing do Randy Mosher, e outros.

A editora Senac também trouxe dois renomados livros no cenário internacional como A Mesa do Mestre Cervejeiro de Garrett Oliver e Degustando Cerveja, do Randy Mosher.

Outros livros são destaque nesse cenário também como o Guia Oxford da Cerveja, a maior referência, o mais abrangente livro sobre o tema cerveja. Contendo 1040 páginas e 165 profissionais vindos dos mais diversos lugares do mundo. O Guia é o resultado da tradução do livro original organizado pelo mestre cervejeiro da Brooklin, Garret Oliver. Uma edição que demorou mais de 10 anos para chegar até nós com todo o seu peso de conhecimento cervejeiro.

Um dos principais livros sobre o universo cervejeiro o Larousse da Cerveja, teve sua edição revisada e ampliada. Trata-se de um dos livros fundamentais para qualquer cervejeiro, bem como trata o Cerveja em foco no texto aqui no link .

No Brasil a edição Guia Ilustrado Zahar De Cerveja, da editora ‎ Zahar, trouxe a visão de um dos principais, senão o principal autor do mundo cervejeiro: Michael Jackson, jornalista de formação, essa obra de 2009 é um uma versão de sua principal obra The World Guide To Beer de 1977 que, inclusive veio a se tornar uma série se vídeos disponíveis no youtube com o título The Beer Hunter.

São tantas obras que chegam até nós que nos espanta o tamanho que esse meio cresce. Por isso, comemorar o dia do livro, é antes de mais nada, comemorar o cenário literário da cerveja que vem se formando de forma forte, robusta graças a diversos personagens e editoras que tem acreditado neste cenário que está a nossa volta, neste mundo da cerveja tão rico e que nos oferece tanto.

Deixe um comentário