Pular para o conteúdo
Início » Notícias » O que a cerveja DeuS possui de tão especial?

O que a cerveja DeuS possui de tão especial?

A cerveja

DeuS Brut des Flandres é uma cerveja única que foi apresentada ao mundo em 2000. É uma cerveja espumante, honesta e pura, criada apenas com água, fermento, malte e lúpulo. As culturas de levedura cuidadosamente selecionadas adicionam um aroma suave de maçã, hortelã e gengibre. O amargor do lúpulo requintadamente equilibrado e uma atenção aos detalhes que beiram o resultado de uma bebida que está a meio caminho entre cerveja e bolhas.

O mestre cervejeiro da Bosteels usa a cevada como base para a DeuS. Após uma primeira fermentação e maturação, a cerveja é transportada para a região de Champagne, onde é finalizada com o conhecido método champenoise, normalmente usado para produzir vinhos espumantes. 

A cerveja tem tempo suficiente para fermentar uma segunda vez e depois amadurece por um período mínimo de 12 meses. Após este merecido descanso terá formado um sedimento nas garrafas, que são armazenadas horizontalmente. O sedimento agora tem que ser impulsionado em direção ao gargalo da garrafa, um processo conhecido como remuage.

As garrafas são colocadas em “pupitres”, ou vinhaças, onde são viradas e trazidas da horizontal para a vertical. Faz-se uma virada a cada oito horas e depois de uma ou três semanas as garrafas estarão de pé. Todo o sedimento formado durante a refermentação é recolhido no gargalo da garrafa.

DeuS e uma cerveja clara, pálida e espumante. Possui ótima formação de espuma, que mantém sua forma por muito tempo. No entanto, a cerveja deve ser servida na temperatura (8 °C) correta para que isso aconteça.

Caráter, sabor e aroma

A DeuS é uma cerveja elegante, porém alcoólica (11,5% ABV), seu aroma é levemente doce, floral, com toque de frutas cítricas e maduras. O caráter floral e de frutas maduras também reflete no sabor.

O retrogosto traz um amargor equilibrado com um final seco.

Harmonizando

É uma cerveja perfeita como aperitivo ou um almoço leve. Ela harmoniza muito bem com ostras frescas e peixes. Comidas que possuem um leve azedo também fazem a harmonização ficar perfeita.

É ideal que esta cerveja seja usada como complemente para a comida ao invés de ingrediente, uma vez que sua complexidade é sutil tende a se perder quando é adicionada às receitas.

Onde encontrar DeuS?

Esta cerveja é finalizada com o método champenoise e por isso a única forma de encontrá-la é em garrafa (750 mL). Mas, não se preocupe, pois graças às extensas atividades de exportação da Bosteels, esta cerveja pode ser encontrada por toda parte.

Extra

  • Remuage: consiste em girar a garrafa no pupitre para que as leveduras se direcionem ao gargalo da garrafa.
  • Método champenoise: consiste em uma refermentação na garrafa, que é armazenada e maturada por vários meses na posição horizontal, com o gargalo para baixo.

Deixe um comentário