Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

Pão velho vira cerveja em mercado contra o desperdício

Pão velho vira cerveja em mercado contra o desperdício (Imagem: Divulgação)

A Holanda já havia chamado a atenção por seu esforço contra o desperdício e a poluição quando o Ekoplaza, um mercado de Amsterdã, criou em fevereiro uma seção inteira de produtos livres de embalagens plásticas. Agora, o país inova com a campanha “Waste is Delicious” (ou os “Restos são uma Delícia”, em uma tradução livre), realizada pela rede de supermercados Jumbo, uma das líderes do setor, em parceria com outras 18 empresas.

As lojas participantes começaram a vender itens feitos com produtos, como comida, que iriam para a lata do lixo. Tem cerveja feita de pão amanhecido, cidra com maçãs quase passadas ou sopa de cenouras feiosas. A campanha engloba itens de higiene pessoal, como sabonetes produzidos a partir de restos e de cascas de laranja. “As vendas desses produtos têm sido maiores que a dos orgânicos”, disse George Verbene, responsável pela marca Jumbo e um dos idealizadores do projeto, em entrevista à Thomson Reuters Foundation.

Globalmente, um terço de toda a comida produzida é jogada fora – um desperdício anual estimado em US$ 1 trilhão, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Na Europa, pelo menos 200 empreendedores trabalham com a oferta de produtos feitos com materiais e alimentos que iriam para o lixo. Mas, no geral, são comércios pequenos, com atuação local. O engajamento de uma rede como o Jumbo e de quase outras duas dezenas de marcas eleva a iniciativa a outro patamar.

As vendas serão acompanhas pelos próximos seis meses. Conforme os resultados, podem estimular um programa oficial no país.

#Cerveja

Deixe um comentário