Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Pierre Celis e o ressurgimento da Witbier

Em 1966, um leiteiro chamado Pierre Celis na cidade de Hoegaarden decidiu reviver um estilo de cerveja regional que havia se extinguido quase uma década antes, quando a última cervejaria da cidade fechou.

Celis White

Nos Estados Unidos quando Pierre fundou uma microcervejaria em Austin, no Texas, a witbier ou biere blanche (como os franceses a chamam) tornou-se um dos estilos mais populares da indústria artesanal. Esta bebida à base de trigo, turva, dourada e fácil de beber, temperada com coentro e casca de laranja apresentou aos americanos a cultura da cerveja belga.

“Ele era o melhor pai que todos podem desejar, um grande mentor e definitivamente tinha uma enorme paixão por cerveja”, disse sua filha Christine Celis , que esteve intimamente envolvida nos empreendimentos cervejeiros de seu pai.

A primeira cervejaria de Pierre Celis foi no estábulo de seu pai. Em 1972, ele se mudou para uma fábrica de refrigerantes abandonada e, em 1985, produzia 300.000 barris por ano, mas sua cervejaria pegou fogo naquele ano, e Celis, que não tinha seguro, acabou vendendo sua marca Hoegaarden para a gigante belga Interbrew.

Celis, aos 67 anos, fundou uma microcervejaria em Hill Country, nos arredores de Austin, em 1992. Celis White recebeu uma classificação perfeita de quatro estrelas do falecido escritor britânico de cerveja Michael Jackson em seu “ Guia de bolso para cerveja ” (Running Press, 2000). Mas a Celis Brewery fracassou sob a propriedade da Miller Brewing Co., e a fábrica foi fechada no último dia de 2000. Em 2002, a Celis White e outras marcas foram adquiridas pela Michigan Brewing Co. em Webberville, Michigan, que continua a produzir as cervejas e comercializá-las no norte da Virgínia, entre outras áreas.

“O meu pai não gostaria que lamentassem a sua morte, mas sim que se lembrassem dele nos momentos felizes”, comentou Christine Celis, que pediu a comunidade cervejeira a “erguer um copo de cerveja” em sua memória.

Pierre Celis

Pierre faleceu em 9 de abril de 2011.

Deixe um comentário