Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Por que eu devo usar Branded Content para vender no meu bar ou restaurante?

Por que eu devo usar Branded Content para vender no meu bar ou restaurante?

Se você está aqui, certamente você ainda não conhece o conceito ou sabe o que significa o termo “branded content”, então vamos começar, respondendo à pergunta mais básica: o que é branded content?

A tradução desse termo para o português seria conteúdo de marca, a proposta do conceito é de que a empresa crie conteúdo que esteja diretamente relacionado ao universo da marca. Esse conteúdo precisa ter qualidade e relevância para o público-alvo. Exemplo disso é a forma que a Red Bull está posicionada hoje, o energético mais conhecido do mundo é um dos maiores patrocinadores de esportes radicais e isso fica evidente em redes sociais, estádios, ginásios, equipamentos e roupas de atletas e em todos os locais onde são praticados qualquer esporte. A marca se faz presente, se comunica com autoridade e se torna referência nos esportes radicais.

Em vez de ser associada com anúncios, a marca passa a ser associada com informação ou diversão, que possuem mais valor para o consumidor do que a famosa panfletagem de ofertas.

O branded content é muito flexível e adaptável. Ele se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento, além disso, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos.

O branded content é mais uma forma das marcas transmitirem suas mensagens aos consumidores e uma resposta eficaz a um mercado publicitário cada vez mais saturado. A informação de qualidade e relevante para a persona toma o lugar dos anúncios, como uma forma de gerar valor e criar uma conexão com o público-alvo.

Ele representa uma nova abordagem para a publicidade e surgiu em meio a grandes mudanças tanto do ponto de vista do marketing, da migração do off para o digital, quanto do público, que passou a valorizar experiências e mergulhou no consumo das redes sociais e de vídeos virais.

O foco não está nos produtos ou serviços, e sim nos valores da marca. A comunicação é construída levando em consideração as qualidades intangíveis da empresa e busca impactar o público, gerar conversas, melhorar a reputação e cultivar novos relacionamentos – mais do que efetivar uma venda.

A mensagem de marketing no branded content é tão sutil que chega a ser quase invisível. O conteúdo produzido usa emoções para se conectar com o público e o teor é pensado nos interesses das pessoas, no que elas gostariam de ler e assistir.

Vantagens do branded content

É um marketing não invasivo, pois não utiliza banners ou pop-ups, que muitas vezes atrapalham a navegação e resultam em rejeição dos usuários. Em vez disso, o conteúdo de marca atrai as pessoas naturalmente, fazendo com que elas queiram se aproximar da empresa.

Não utiliza panfletagem tradicional ou comunicação de banner outdoor com ofertas, mas faz campanhas e eventos que envolvem a sua comunidade. Ao invés de focar no produto ou no serviço, a produção de conteúdo tem o consumidor como centro, assim como suas necessidades e seus anseios. O produto é apresentado como um resolvedor de problemas. Essa estratégia possibilita que as empresas se conectem com seu público em um nível muito mais profundo.

Deixe um comentário