Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Redes Sociais: além da cerveja

Redes Sociais: além da cerveja

Os últimos anos foram de grandes mudanças digitais e isso se reflete na forma e comportamento de consumo de produtos e serviços em geral.

No mercado de cerveja não é diferente, a presença digital de uma marca cervejeira é cada vez mais necessária para manter a conexão com os consumidores.

Muito ainda se discute a real necessidade de ter posts frequentes e atuais nas redes sociais. O falecido Facebook ainda tenta e tem uma parcela de público mais saudosista, enquanto o Instagram é o que tem movido as marcas ao consumo por influência. Já o Tik Tok rende visualizações e está conquistando anunciantes com seu alto alcance.

Marketing Digital no mercado de cerveja

Agora, pensando nas cervejarias artesanais que já passam por diversos obstáculos só por existirem, têm que se preocupar com a presença digital, além da cerveja. Isso quer dizer que além de se preocupar com a produção de uma cerveja de qualidade e driblar as dificuldades fiscais de empreender no segmento, a cervejaria deve olhar para as redes sociais como uma área de extrema relevância.

E por que isso é importante? Bom, porque a vida digital é extremamente presente no cotidiano da maioria dos brasileiros, principalmente da Gen Z (geração nascida entre 1996 e 2010). E é bom ficar de olho nessa galera, esse é o futuro.

As mídias sociais revolucionaram a forma de consumir e isso não vai voltar a ser como era antes. Na verdade, eu fico tentando imaginar como será a próxima revolução digital: será que o metaverso vai dar certo mesmo ou vai estourar a bolha da especulação imobiliária alternativa? Qual será o tipo de julgamento online que teremos daqui pra frente? 

Enfim, as dúvidas são muitas. Mas o que posso dar certeza é de que o marketing não irá retroceder e ainda virá muita mudança.

Alinhamento de marca

Isso porque o público passa a consumir não somente produtos ou serviços, há a necessidade de se conectar com os valores e missão de uma marca para consumir dela.  E esses valores devem ser expressos em ações, seja em movimentos, campanhas ou políticas internas que ratifiquem a ideologia da empresa.

Essas ações acompanham as pessoas que a empresa escolhe para representar suas marcas, os famosos influencers. Essas pessoas influenciam seus seguidores a consumir um certo produto ou serviço ao mostrar suas preferências e estilo de vida e por isso é importante que o perfil esteja alinhado com a representação da marca.

O alinhamento pode ter diversas origens, como músicas, roupas, atividades físicas, alimentação, linguagem e personalidade. Quer um exemplo super claro? Imagina o Zé Delivery contratando o Willian Bonner para fazer uma publicidade nas redes sociais. Não dá match!

Esse cuidado é de extrema importância para manter a confiança e status de uma marca e manter constância no posicionamento adotado.

Cerveja e dancinhas

Então quer dizer que as cervejarias têm que incluir dancinha de Tik Tok nos pré-requisitos dos colaboradores? Não, há muitas outras formas de produzir conteúdo e entretenimento sem fazer dancinhas. Se a marca tem abertura e personalidade para isso, ótimo! Entretanto, uma marca que tem um posicionamento e linguagem mais sóbria, séria, pode acabar fugindo de seus valores e ainda ter uma visão negativa por parte dos seguidores.

A cervejaria deve ser autêntica à sua marca e como ela é concebida, compreendendo o ambiente digital como uma forma de se conectar com seus admiradores e consumidores. A partir disso, os seguidores podem se tornar clientes.

Visto que as cervejarias tem diversas funções para dar conta, pode ser importante ter uma equipe e/ou uma pessoa na cervejaria que seja responsável pelo marketing digital. Isso faz com que haja foco e profissionalismo nos conteúdos compartilhados.  Do contrário, o que pode acontecer é: fazer quando dá ou quando sobra tempo. O que sabemos que na realidade o (a) cervejeiro(a) pode não ter.

Por isso, se você ainda não tem cuidado das redes sociais da sua marca, fique de olho! Não deixe de ser visto onde todos estão te procurando.

Deixe um comentário