Cerveja em Foco

Cerveja em Foco Logo Alternativo - Transparente

Um casamento de sabores e aromas, harmonização de chocolates e cervejas

Você deve estar acostumado a ver harmonizações entre vinhos e chocolates, já tradicionais e conhecidas pelos apreciadores da gastronomia. Mas outra combinação que vem agradando e, muito, o paladar dos consumidores é a de chocolates com a cerveja, uma das bebidas mais queridas dos brasileiros.

O motivo disso é que nos últimos anos o conhecimento sobre a cerveja evoluiu e a variedade de rótulos no país cresceu, principalmente com o boom das cervejarias artesanais. Com isso, vem crescendo também o número de pessoas que procuram harmonizar a bebida com outros alimentos.

Para o diretor de Produção da Nugali Chocolates, Ivan Blumenschein, quando se fala em harmonização, não existe verdade absoluta. Em última análise, o juiz das combinações é o paladar de cada um. Mas algumas sugestões são bem-vindas, só é preciso saber combinar. “É ideal saber que não faz sentido harmonizar produtos de baixa qualidade. Se o objetivo é provocar uma experiência sensorial, não queremos que aromatizantes ou conservantes artificiais interfiram com o sabor verdadeiro dos ingredientes. Isso é muito importante”, destaca. Confira algumas dicas de harmonizações com chocolates:

Nugali Serra do Conduru

A abordagem mais tradicional na harmonização de chocolates com cervejas é procurar combinar a intensidade dos dois. Assim, chocolates com altos teores de cacau são um par natural para cervejas mais encorpadas e de maior teor alcoólico. Por exemplo, um chocolate como o Serra do Conduru 80% cacau combina divinamente bem com uma cerveja do estilo Imperial Stout. “Esta é, talvez, a combinação mais nobre entre chocolates e cervejas”, reforça Ivan.

Bock + Nugali ao Leite 45%

Um chocolate ao leite com teores elevados de cacau, como o Nugali 45% Cacau, harmoniza muito bem com uma Lager forte e adocicada, como as cervejas Bock.

Cervejas de trigo, como as Weissbier, têm notas de frutas que combinam com chocolates que também tenham esta personalidade. Assim, uma boa pedida para este tipo de cerveja são os Dragées de Banana (Cacau em Flor 63% Cacau) e os Dragées de Morango (Chocolate ao Leite).

Vale destacar ainda que cervejas com maior teor de lúpulo e, por isso, com amargor mais pronunciado, como a IPA, são mais difíceis de harmonizar com chocolates. O mesmo acontece com as cervejas mais claras, como a Pilsen. “Cada chocolate e cada bebida tem sua própria personalidade, e combinações devem ser tentadas individualmente, às vezes com resultados surpreendentes”, finaliza.

Um comentário

  1. […] Chocolate e cerveja trabalham muito bem juntos devido a riqueza e untuosidade da manteiga do cacau que, à temperatura ambiente, derrete na boca, envolvendo o paladar em contraste à carbonatação, proporcionada pela cerveja. Essa interação por si só já proporciona um dos melhores e mais interessantes aspectos que se pode obter de uma harmonização: as sensações provocadas pelas texturas do alimento e da bebida. Sem contar que, é possível buscar sabores complementares para o chocolate na cerveja e vice versa. […]

Deixe um comentário