Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Uma cerveja por dia para se manter saudável

Uma cerveja por dia para se manter saudável

Cafe da manhã Bávaro de Munique (Imagem: Divulgação)

Boas notícias para os entusiastas da cerveja: um novo estudo mostrou que beber certas cervejas com moderação pode ajudar a manter uma comunidade saudável de micróbios intestinais. 

Cervejas belgas como Hoegaarden e Westmalle Tripel são ricas em micróbios probióticos e podem oferecer uma série de benefícios à saúde.

Eric Claassen, da Universidade de Amsterdã, compartilhou sua pesquisa sobre cerveja em um evento organizado pelo fabricante de bebidas probióticas, Yakult . 

A razão pela qual certas cervejas, especialmente as de estilos belgas são boas para sua saúde é por serem fermentadas duas vezes para quebrar mais açúcares. Uma levedura específica é usada no segundo lote de fermentação que produz ácidos.

Esses ácidos são venenosos para muitas bactérias que nos fazem adoecer.

“Você está adquirindo uma cerveja mais forte e muito, muito saudável”, afirmou Claassen

No entanto, esta pesquisa não dá um passe livre para começar a beber cervejas. Claassen enfatizou a importância de beber com moderação e de fato limitar o consumo de cerveja a apenas uma por dia. 

Claassen afirmou que “em altas concentrações, o álcool faz mal ao intestino, mas se você beber apenas uma dessas cervejas todos os dias, seria muito bom para seu organismo”.

Os probióticos são bem conhecidos por serem saudáveis para o nosso intestino.

Já existem alimentos e bebidas como kimchi, iogurte e kefir que são extremamente saudáveis para nossos intestinos. No entanto, para pessoas intolerantes à lactose ou para aquelas que simplesmente não gostam de alimentos ou bebidas fermentadas, essa opção de cerveja pode ser uma adição bem-vinda à lista de bebidas saudáveis. 

Acredita-se que os probióticos restaurem o equilíbrio natural de bactérias no intestino, principalmente após o tratamento com antibióticos, que normalmente irritam o estômago e os intestinos.

Deve-se notar, no entanto, que as evidências exatas dos benefícios dos probióticos ainda são limitadas. 

#CervejaeSaúde #probiótico #CervejaBelga #intestino #EricClaassen

Marcações:

Deixe um comentário