Em 16 de novembro de 2015 fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) notificaram a cervejaria mais antiga do país, a Cervejaria Canoinhense, onde exigiram da fábrica uma adequação em sua produção, segundo as normas estabelecidas pelo próprio Ministério.
Cervejaria Canoinhense – Divulgação
A Cervejaria Canoinhense é um ícone entre os cervejeiros artesanais, pois fabrica sua cerveja de forma artesanal há mais de um século, segundo o Sr. Loeffler, a receita veio de Munique com seu pai, os métodos de produção e equipamentos são os mesmo até os dias de hoje, tornando assim a cervejaria mais antiga do país em funcionamento.
Desde que Sr. Loeffler faleceu, há cinco anos, Dona Gerda cuida do empreendimento. Com 91 anos, é ela quem atende os fregueses na maioria das vezes, já que a cervejaria é um dos poucos pontos turísticos que o município ainda preserva. Segundo a Dona Gerda, a família busca uma forma de viabilizar a continuidade da tradição.
Cervejaria Canoinhense – Divulgação
O Ministério justifica que a produção da cerveja na Cervejaria Canoinhense pode gerar contaminação: “a produção é uma riqueza histórica e cultural de Canoinhas e é lamentável que estejam fazendo isso com a Cervejaria”, destaca Viviane Bueno, gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer. A família solicitou à Justiça um prazo maior de adequação a fim de garantir a continuidade da produção.
Uma bela história que o MAPA poderá colocar um fim. Apoie a cervejaria e siga a página no Facebook, lá serão notificadas as formas que você poderá contribuir para não deixar que o MAPA acabe com essa tradição cultural cervejeira.
Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre esta cervejaria:
#CervejariaCanoinhense #Loeffler #MinistériodaAgricultura #PecuáriaeAbastecimentoMAPA