Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

Cervejaria Cruls lança Vórtex

A Cruls Cervejaria lançou recentemente a Vórtex, quarta cerveja da Cosmos, linha dedicada exclusivamente ao universo das IPAs (India Pale Ale) e suas variações. Nesta série de cervejas, as produções são limitadas, feitas em lotes únicos e as ilustrações dos rótulos são assinadas por artistas locais do DF.

A Vórtex é uma New England IPA em razão do local de origem dessa variedade. Entre as características mais notáveis, estão a intensidade aromática, a aparência turva e o amargor mais moderado que em outras vertentes.

Na receita, o novo rótulo da Cruls recebeu 5 variedades de lúpulos em diferentes formatos, sendo um sul-africano e quatro americanos, respectivamente: Southern Passion, Zappa, Tahoma, Idaho Gem (Hop Hash) e Mosaic (T90 e Lupomax). O lúpulo é uma das matérias-primas básicas da cerveja e é responsável por fornecer aromas, sabores (em especial, amargor) ao conjunto.

Cruls Vórtex Lançamento

Marcos de Paula, gerente de inovação e qualidade da cervejaria, comenta que, mesmo considerando que as cervejas da Cosmos sejam exclusivamente da categoria das IPAs, as possibilidades de criação de receitas são infinitas:

“Cada vez mais, temos tido a oportunidade de nos aprofundar nos estudos. No caso da Cosmos, principalmente, naqueles que dizem respeito aos lúpulos, grande destaque desse tipo de cerveja. Temos cada vez mais acesso a variedades diferentes de lúpulos, com novos formatos, novas formas de extração dessa matéria-prima, novas técnicas dentro do próprio processo cervejeiro… Tudo isso amplia bastante o horizonte de possibilidades de desenvolvimento de receitas para a Cosmos”.

Marcos de Paula – Gerente de Inovação da Cruls

“Um exemplo prático: entre as quatro cervejas lançadas até aqui na Cosmos, estamos na terceira receita dentro desse espectro Juicy/Hazy IPA… e são produtos completamente diferentes entre si. Tivemos uma cerveja mais leve, outra intermediária, uma mais encorpada, as três com perfis distintos de lupulagem e com diferentes intensidades alcoólicas. Em cada uma delas, usamos técnicas diferentes da aplicação de lúpulos, em momentos distintos do processo cervejeiro… Tudo isso muda bastante o sensorial de cada uma das cervejas. Acredito que temos sucesso em alcançar produtos com características particulares”, afirma.

Arte nos rótulos da Cosmos

As ilustrações das latas da série Cosmos são criadas por artistas locais. Depois dos dois primeiros rótulos (Origem e Elipse) terem sido elaboradas pelo artista plástico Taiom, a série chegou ao segundo ciclo, desta vez com artes do designer gráfico e ilustrador Ge Lima, responsável pelas artes da Gênese e da Vórtex, terceiro e quarto rótulos da linha, respectivamente. Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, Ge teve passagem também pelo curso de Design Gráfico pela Universidad Nacional de Colombia, e seu trabalho é atravessado pela mistura de texturas e cores vibrantes, sempre inspirado pela diversidade latino-americana.

Cruls Vórtex

A Vórtex já está disponível em lata no site da cervejaria e em chope e em lata no Cruls Boteco.

Serviço

Lançamento Cosmos Vórtex, disponível em chope e lata 473ml
Cruls Boteco – CLN 413, bloco D, loja 15 – Asa Norte, Brasília/DF
Horário: aberto terça, das 16h às 23h, e de quarta a sábado, das 16h às 00h

A Cerveja

Cosmos Vórtex

Juicy IPA

6,4% ABV

64 IBU

VÓRTEX é o quarto rótulo da linha Cosmos. Trata-se de uma Juicy IPA feita com os lúpulos Southern Passion, Zappa, Tahoma, Idaho Gem (Hop Hash) e Mosaic (T90 e Lupomax). COSMOS é o universo em toda sua complexidade. É o conhecido e o desconhecido. Esta série de cervejas é o nosso mergulho no universo das IPAs em busca de resultados ainda não alcançados. Astrônomo, Louis Ferdinand Cruls, cientista líder da Missão Cruls, tinha o universo como objeto de estudo. O nosso objeto de estudo é a cerveja. Esta é a COSMOS.

A série COSMOS até aqui: Origem, Elipse, Gênese e Vórtex.

A Cruls Cervejaria é a mais premiada do Distrito Federal, com 25 conquistas em competições nacionais e internacionais.

Deixe um comentário