Sim, é importante que se diga já de início. A Brau Akademie faz um concurso caseiro de respeito e raiz. Até com súmula para escrever a mão. E tá tudo bem!
O Concurso
No último dia 17 de setembro em Campos do Jordão aconteceu o 9° Concurso Cervejeiro Caseiro da Brau Akademie. O concurso se posiciona como um dos maiores concursos caseiros. E a comunidade cervejeira agradece.
Esse ano o número de inscritos foram de 190 amostras, segundo a organização do concurso, não foi o maior concurso da Brau. Ainda com os resultados nefastos da pandemia, houve uma diminuição no número de caseiros, por vários fatores, quer elas pela crise financeira e pelo aumento dos valores dos insumos.
Uma evolução significativa
O que também observou a organização, comandada pelo Matheu Aredes e Flor Beloque, as cervejas mais complexas começaram a ter mais destaque no concurso. Significando também um crescimento com o cuidado e um certo esmero dos caseiros por produzirem cervejas mais extremas e com alta qualidade.
Da mesma forma também, cervejas mais “simples”, como uma Dark Lager ganhou 2ª lugar, o que representa também um cuidado e um maior controle sobre cervejas mais delicadas e que exigem do cervejeiro um maior cuidado.
Papel e caneta
Um fato interessante é que o julgamento dos juizes foi de forma manual. Numa época cheia de sistemas para você preencher ficha de avaliação on-line, ter um papel e uma caneta para escrever chega a ser uma curiosidade e até, em determinado ponto, um desafio.
Tive o privilégio de estar entre esses jurados e até participar da mesa do Boss, o que muito me orgulha por todo o time de juízes que lá estavam.
Um fator importante, e que sempre é importante destacar é o trabalho de todo o suporte técnico. Desde a organização até os auxiliares que ficavam sempre em volta da mesa prontos para nos atender.
E é nesses momentos que existem uma maior interação entre a mesa de jurados e quem trabalha ao lado. Existe uma troca positiva entre a mesa de jurados e os auxiliares. Uma contribuição para o educação cervejeira de todos em volta.
Um concurso turístico
Mas não foi um mero concurso, foi uma visitação, um desfile num dos lugares mais bonitos de São Paulo, e do Brasil.
O frio de Campos do Jordão também deu seu ar e completou o ambiente propício para um concurso até, de certa forma, turístico.
O próprio lugar do concurso, a Cervejaria Campos do Jordão é um convite para contemplação de como a natureza e a cerveja se unem em um lugar único.
O certo é…
O certo é que o Concurso da Brau Akademie entra agora no seu preparativo para o cabalístico 10° Concurso, o que só aumenta a responsabilidade de entregar uma verdadeira experiência para quem participa como juíz e auxiliar, mas também para quem envia amostras.