A história da American Porter começa em meados de 1700. As Porters eram conhecidos pelos consumidores ingleses como Brown Porter, atualmente, o estilo é chamado de English Porter, em grande parte devido às diretrizes de estilo BJCP de 2015.
Existem quatro estilos de Porter reconhecidos no BJCP. Os quatro estilos incluem: English Porter , Baltic Porter , Pre-Prohibition Porter e American Porter. Já o BA 2020 reconhece cinco variações do estilo, sendo eles: Brown Porter, Robust Porter, American Imperial Porter, Smoke Porter e Baltic Porter.
As raízes originais da Porter refletiam as tradições e gostos dos britânicos que colonizaram os EUA. Uma das diferenças mais notáveis na cerveja americana era o uso de adjuntos, devido às colheitas de grãos não confiáveis, milho, melaço, abóbora, ervilhas e abóbora eram usados além do malte. O uso de adjuntos teria um efeito significativo na produção da American Porter por dois séculos.
A cerveja favorita de George Washington
Algumas fontes dizem que Robert Hare fabricou a primeira American Porter, em 1776, em sua cervejaria. Como antiimperialista, Hare foi forçado a fugir para a Virgínia quando os britânicos ocuparam a Filadélfia em 1777-1778.
A American Porter de Hare era muito procurada por George Washington, cuja campanha de 1789 “Buy America” levou Washington a declarar que só beberia a Porter produzida na América.
Com o presidente declarando sua lealdade às American Porters, muitas cervejarias da Filadélfia estavam preparando suas próprias cervejas. Entre eles estão a cervejaria de Joseph Potts, a Morris Brewing Company, a Reuben Haines e a Robert Smith Brewing Company.
O auge das American Porters
No século 19, as cervejarias em todos os estados produziam Porters. Os imigrantes alemães trouxeram cerveja lager para os EUA, no entanto, as Porters eram tão populares que até os cervejeiros alemães estavam produzindo as American Porters. Pode-se dizer que este foi o apogeu das American Porters.
Perfil de estilo para American Porter
Aparência
A coloração de uma American Porter é geralmente um marrom bastante escuro, pode parecer quase preto. Levada à luz, a cerveja mostra seus belos reflexos de rubi e mogno. Ela terá um colarinho de cor moca e conterá boa a moderadamente boa a retenção de espuma.
Aroma
O aroma é impulsionado pelo malte torrado. Aroma de malte torrado de médio a forte. Notas de caramelo, café, chocolate, pão e toffee. O aroma do lúpulo é resinoso, terroso ou floral.
Sabor
Para o estilo deve haver um perfil meio-forte que equivale a malte torrado, bem como notas de café e / ou chocolate. Os maltes escuros podem adicionar amargor de médio a alto. O lúpulo equilibra o malte com sabores como: resinoso, terroso ou floral. Ésteres frutados são moderados, quando presentes. Cerveja com final seco a meio doce.
Sensação na boca
Deve-se esperar um corpo médio a médio-alto deste estilo. Um pouco de adstringência dos grãos torrados pode estar presente, mas não deve ser excessivo. Carbonatação moderadamente baixa a um pouco alta.
Harmonização
Quando se trata de harmonizar uma American Porter com comida, você pode optar por pratos assados ou defumados como; churrasco, linguiça e peixes. Queijos como Tilsit ou Gruyere. Se a ideia for harmonizar com uma sobremesa, você pode combinar bem com qualquer coisa de manteiga de amendoim, chocolate e coco.
Fonte: Homebrew Academy