Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

Belgian Dubbel, o que você sabe sobre esse estilo?

Ao longo dos anos, a Bélgica nos deu muitas coisas. Todos nós já ouvimos falar de chocolates belgas e waffles belgas, mas a Bélgica também é o lar de algumas das melhores cervejas do mundo. Uma dessas cervejas menos conhecidas, mas saborosa, é a Belgian Dubbel. Embora a Dubbel certamente não seja tão famosa quanto waffles ou chocolates deste pequeno País, é um estilo de cerveja digno de menção.

O que exatamente é uma Dubbel Belga?

A Belgian Dubbel é um estilo de cerveja muito original, tanto em sua aparência quanto em suas origens. Embora mais escura do que algumas cervejas belgas, ela também pode ter uma tonalidade avermelhada. Você pode esperar um sabor de doçura derivado dos aditivos de malte, bem como notas de passas, frutas secas, cravo e até mesmo pimenta. O amargor do lúpulo pode variar, mas normalmente é baixo, beirando o médio e um tanto perceptível.

Ésteres frutados derivados de levedura, especificamente aqueles com sabor de banana, podem ser aparentes nas Dubbels, tornando-as mais interessantes. Também deve haver uma leve opacidade na cor. Embora as Dubbels belgas possam ser fortes e intensas, elas não são nada comparadas as suas parentes próximas, as Tripels ou Quadrupels, também belgas.

História da Belgian Dubbel

Dubbels belgas têm uma história única, distinta e um tanto religiosa no que diz respeito às cervejas. As Dubbels são predominantemente de origem belga e são na verdade um tipo de cerveja trapista. Não deixe o termo confundir você, porque trapista significa apenas que era originalmente uma cerveja produzida por monges em mosteiros. É isso mesmo, os monges costumavam fazer cerveja. Não se sabe quando as primeiras dubbels foram fabricadas, mas acredita-se que seja em algum momento da Idade Média.

A dubbel foi então revivida e fabricada na Abadia de Westmalle em 1856 e foi disponibilizada ao público em 1861. Por mais de 50 anos, os monges da Abadia de Westmalle continuaram a fabricar a belgian dubbel. Em 1926 a receita foi alterada e vendida para o Dubbel Bruin, que passou a fabricar dubbels em nível comercial.

Após a Segunda Guerra Mundial, as dubbels belgas e outras cervejas de abadia e trapistas começaram a ganhar popularidade fora da Bélgica. Eventualmente, dubbels, tripels e quadrupels se tornaram sua própria marca distinta e categoria de cerveja, e cervejarias ao redor do mundo começaram a imitá-las. Apesar das origens religiosas das dubbels, tripels e quadrupels, elas agora são famosas em todo o mundo por seu alto teor alcoólico e explosão de sabor.

Características da Dubbel

Sabor e Aroma

Em geral, as dubbels são cervejas ricas e maltadas, tanto no sabor quanto no aroma. Elas também devem ter um leve sabor frutado, mas não tanto quanto a Belgian Dark Strong Ale. Alguns dos sabores frutados que você pode perceber são passas, ameixas e tâmaras, todas frutas mais escuras que contribuem para o sabor e a cor escura.

Um dos pontos principais das dubbels é o açúcar de beterraba caramelizado (candy sugar) que pode ser adicionado antes do processo de fervura e se transforma completamente no álcool. O malte cristal junto com o candy sugar dão as dubbels sua doçura. No entanto, também deve haver um amargor de lúpulo perceptível no sabor inicial, mas nenhum no sabor residual.

Esse estilo faz um trabalho melhor do que a maioria dos que seguem a linha entre doçura e amargor. A adição de maltes escuros, chocolate e caramelo também confere a essa variedade um sabor levemente torrado e semelhante ao do café.

O malte

Os maltes chocolate, tostado e caramelo são tradicionalmente usados ​​em dubbels e são ingredientes de destaque nesse estilo belga.

Sensação na boca

Dubbels normalmente têm um corpo médio a alto, o que significa que isso não é como beber uma cerveja leve.

Cor

A cor de uma belgian dubbel é um de seus componentes mais interessantes. Dubbels são de cor avermelhada a marrom escuro e às vezes você sente como se estivesse bebendo uma caneca de café se olhar para ela. No entanto, depois de experimentar alguns goles, certamente você precisará de café.

Ésteres

Os ésteres também são um ingrediente de destaque nas dubbels, especificamente ésteres de banana e maçã.

Teor alcoólico

O teor de álcool nas dubbels é médio a alto, mas graças a todos os ingredientes e sabores complementares, você quase não percebe. O ABV médio de uma dubbel pode estar entre 6,5% e 7,6%.

Harmonizações de comida com um Dubbel

A Bélgica é muito próxima da Alemanha em termos de proximidade e cultura. Muitos dos alimentos e estilos de cerveja da Alemanha também são populares na Bélgica. Como tal, qualquer tipo de comida predominantemente alemã, como linguiça defumada ou chucrute, combinam muito bem com a dubbel. Porém, também vale apostar em um bom chocolate ao leite para acompanhar a Belgian dubbel.

Deixe um comentário