A organização da Copa Cervezas de América revelou os nomes dos jurados responsáveis por avaliar e definir as melhores cervejas da etapa nacional brasileira, que será disputada em Porto Alegre, nos dias 5, 6 e 7 de agosto. Os medalhistas se habilitarão para a grande final da maior competição cervejeira da América Latina, que, em 2022, será realizada no Chile. As inscrições estão entrando no último mês e podem ser feitas até o dia 22 de julho por este link.
Daiane Colla, juíza diretora da etapa nacional brasileira da Copa Cervezas de América, reforça a qualidade técnica e o aumento da presença feminina no corpo de jurados convidados. “Nós fizemos uma seleção de juízes de alto nível, que unem características que consideramos importantes para o concurso: alta qualidade sensorial e conhecimento de processos cervejeiros. Além disso, estamos tentando criar um concurso com maior equidade, com grande participação de mulheres. Felizmente temos muitas mulheres competentes no meio cervejeiro nacional, o que facilita a inclusão delas nesse concurso”, comenta Daiane, que é jornalista, sommelière, mestre em estilos pelo Instituto de Tecnologia Siebel e juíza de cerveja certificada pelo BJCP.
Para Maíra Kimura, sócia da cervejaria Japas e estreando como julgadora da Copa Cervezas de América, a busca pela equidade é uma pauta essencial nos concursos e no mercado. “Temos muitas mulheres extremamente capazes e talentosas, e espero que um dia não tenhamos necessidade de ações afirmativas, mas infelizmente ainda existe a necessidade de falar sobre isso e buscar soluções.”, resume Maíra.
Tour pelas etapas nacionais do Brasil, Argentina e Chile
Assim como o Brasil, a Argentina e o Chile também receberão etapas nacionais da Copa Cervezas de América. Para garantir a isonomia e o padrão nos processos de avaliação e julgamento, a organização da CCA promoverá um verdadeiro tour com oito jurados, entre eles os juízes diretores de cada etapa: Daiane Colla, Estevão Chittó, Jennifer Talley, Leo Ferrari, Leo Caiafa (juiz diretor da etapa chilena), Nacho Curto (juiz diretor da etapa argentina), Peter Bouckaert e Richard Toro. Esse grupo de trabalho estará em Porto Alegre entre os dias 5 e 7 de agosto; na sequência, seguirão para Mar del Plata, nos dias 8 e 9, e finalizarão o julgamento das etapas nacionais em Valdivia, de 12 a 14.
Para Daiane Colla, a maratona de julgamentos é algo inédito. “Será uma novidade para mim julgar em tantos lugares diferentes num curto espaço de tempo, mas ainda assim uma grande alegria, pois análise sensorial de cerveja é uma das coisas que mais gosto de fazer. Dividir experiências com grandes juízes e conhecer mais sobre as cervejas produzidas em diferentes lugares da América Latina será enriquecedor”, ressalta Daiane.
Lista de Jurados – Brasil
Bárbara Mörtl
Bia Amorim
Bianca Telini
Fernanda Meybom
Julia Reis
Laura Aguiar
Marta Rocha
Rosária Penz
Beatriz Ruiz
Maíra Kimura
Fernanda Lazzari
Chiara Barros
Ingrid Mattos
Mari Maranho
Bob Fonseca
Conrado Mioni
Daniel Wolff
Edu Pelizzon
Estevão Chittó
Lucas Meneghetti
Marcelo Menoncin
Rafael Strapazzon
Rudy Fávero
Rodrigo Veronese
Rodrigo Sawamura
Sady Homrich
Thomaz Pupo
Felipe Cobucci
Patrick Bannwart
Robert Krause
Inscrições – Etapas, datas e taxas
Inscrição de rótulo para a Etapa Nacional: Brasil
1º até 22 de julho: 70 dólares
Inscrição dos rótulos classificados para a Final da Copa Cervezas de América:
12 de agosto até 9 de setembro: 90 dólares