A Copa Cervezas de América chega à sua 10ª edição, após promover etapas nacionais em 2022, este ano será realizada uma única fase de avaliação com juízes internacionais, entre os dias 6 e 12 de novembro, na cidade de Valdivia, Região de Los Rios, no Chile.
Com 13 anos de história, a competição já passou por diversas adaptações e mudanças que acompanharam seu crescimento. Porém, para Daniel Trivelli, presidente da Copa Cervezas de América, o foco sempre foi a celebração da cerveja.
“Para a nossa 10ª edição, queremos um evento focado na comunidade cervejeira, onde amigos, profissionais e apaixonados por cerveja possam desfrutar juntos do prazer desta bebida. A Copa Cervezas de América é uma plataforma para celebrar, reunir e fortalecer a comunidade cervejeira latino-americana”
explica Daniel.
O Brasil tem papel de destaque nesta história e, em 2022, conquistou 43 medalhas. Este ano, o sommelier de cervejas e sócio da Let’s Beer, Guto Procópio, assumiu a função de Diretor Comercial da competição.
“As cervejarias brasileiras adoram competir na Copa Cervezas de América, tanto por conta do reconhecimento e do marketing que podem ser feitos com as medalhas conquistadas quanto pela oportunidade de receber avaliações detalhadas e notas de degustação elaboradas por nossa equipe de juízes de categoria internacional”.
analisa Guto.
Os brasileiros contam também com uma embaixadora local. A sommelier de cervejas e mestre em estilos Aline Ferreira é responsável por aproximar a Copa Cervezas de América das cervejarias nacionais em casos de dúvidas sobre o regulamento ou no processo de inscrição.
Lúpulos franceses podem levar um cervejeiro para França
A grande novidade em 2023 é a premiação especial inédita para o estilo experimental “French-Style India Pale Lager”. A medalhista de ouro ganhará uma viagem para a Alsácia, na França, com todas as despesas pagas, e terá a oportunidade de visitar pessoalmente os campos de lúpulo da HOP FRANCE, uma cooperativa de produtores de lúpulo da região e patrocinadora da CCA 2023. Além disso, juntamente com os medalhistas de prata e bronze, o vencedor ganhará lúpulos franceses para produzir um lote adicional da sua receita. No Brasil, o distribuidor de lúpulos franceses é a LNF.
Paola Fernández, sócia da Copa Cervezas de América, explica essa nova categoria experimental. “Ela é similar à American Style India Pale Lager, porém só é permitido o uso de lúpulos franceses na elaboração da cerveja, o que nos trará cervejas extremamente aromáticas e com características únicas. Como o nosso regulamento exige que todas as cervejas participantes tenham sido vendidas ao consumidor antes da cerimônia de premiação, é fundamental se inscrever e produzir logo”, reforça Paola.
Informações sobre o Concurso
Data: 6 até 12 de novembro
Local: Valdivia, Região de Los Rios, no Chile
Inscrições e informações: aqui.
Valor da taxa por rótulo: Até 14 de setembro – 135 dólares (+ 35 dólares de taxa de envio)
Envio das mostras: de 18 até 28 de setembro.