Cerveja em Foco – Sommelieria Brasileira

German Pilsner – Pilsner Alemã (Pils)

Certamente você já ouviu falar do estilo Pilsen ou Pilsner, mas você sabe descrever quais são as características sensoriais desse estilo? Então confira abaixo um pouco mais sobre esse estilo tão tradicional no mundo.

Aroma: Tipicamente apresenta leves notas de cereais vindas do malte Pilsen (às vezes tipo biscoito Graham cracker) e lúpulos bem característicos com notas florais ou de especiarias. Limpa, sem ésteres frutados e sem diacetil. Pode ter um aroma inicial um tanto sulfuroso (proveniente da água e/ou da levedura) e leves notas de fundo de DMS (do malte Pilsen).

Bamberg O Calibre
A cerveja O Calibre, da Bamberg foi eleita a melhor do estilo no CBC de 2014

Aparência: Cor palha até dourado claro, brilhante a bem límpida, com um colarinho cremoso e persistente.

Sabor: Amargo e com final bem definido (crisp), seco a médio-seco. Sabor maltoso moderado a moderado baixo, bem atenuado, apesar de alguns sabores de cereais e um leve dulçor do malte Pilsen serem aceitáveis. O amargor do lúpulo domina no sabor, continua depois da finalização e permanece no retrogosto. O sabor do lúpulo pode variar de baixo a alto, mas deve vir apenas de variedades nobres alemãs. Limpa, sem ésteres frutados e sem diacetil.

Sensação na Boca: Corpo médio-leve e carbonatação de média a alta.

Impressão Geral: Cerveja com final bem definido (crisp), limpa, refrescante e com um proeminente amargor proveniente de variedades nobres de lúpulos alemães, que é acentuado pelos sulfatos na água.

História: Uma cópia da Bohemian Pilsener adaptada para as condições de fabricação da Alemanha.

Comentários: Mais seca e com final mais bem definido (crisp) que uma Bohemian Pilsener com um amargor que tende a permanecer mais no retrogosto devido à maior atenuação e à alta presença de sulfatos na água. Mais leve em corpo e cor, com uma carbonatação maior do que uma Bohemian Pilsener. Exemplos atuais de German

Pilsners tendem a ter uma cor mais clara, uma finalização mais seca e a ficarem mais amargas à medida que se vai do sul ao norte da Alemanha.

Ingredientes: Malte Pilsen, variedades alemãs de lúpulos (especialmente as nobres como Hallertauer, Tettnanger e Spalt, para sabor e aroma), água com níveis médios de sulfatos e levedura de lager alemã.

Estatísticas:

OG: 1,044 – 1,050

IBUs: 25 – 45

FG: 1,008 – 1,013

SRM: 2 – 5

ABV: 4,4 – 5,2%

Exemplos Comerciais: Victory Prima Pils, Bitburger, Warsteiner, Trumer Pils, Old Dominion Tupper’s Hop Pocket Pils, König Pilsener, Jever Pils, Left Hand Polestar Pilsner, Holsten Pils, Spaten Pils, Brooklyn Pilsner e Bamberg O Calibre.

Fonte: BJCP

Deixe um comentário