Não se sabe exatamente a origem do escondidinho, até porque ele é consumido por todo o país e tem diversas versões. Em algumas regiões do Brasil, como por exemplo o Nordeste, ele é servido em diversos bares e restaurantes como petisco, isso mesmo, a famosa comida de boteco, sabe?
A receita original é feita com um purê de mandioca, onde irá “esconder” o refogado de carne seca (assim surge o nome do prato/petisco) e gratinado com manteiga de garrafa e queijo coalho. O escondidinho pode ser servido individualmente como petisco ou em uma porção mais generosa, para servir mais pessoas.
O escondidinho pode ser encontrado em diversas versões de base (massa) como também de recheio. Por exemplo, a base de mandioca pode ser substituída tranquilamente por batata inglesa ou mandioquinha salsa (batata baroa), já o recheio a imaginação pode ir muito além, mas os mais comuns são: carne moída, camarão, frango, costela, bacalhau e até mesmo com legumes, para uma versão vegetariana.
Vamos para a receita!
Ingredientes
- 500 gramas de carne seca;
- 300 mL de cerveja American Amber Ale;
- 1/2 unidade de cebola picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 2 tomates cortados em cubos;
- 1 folha de louro;
- 1 punhado de cheiro-verde picado;
- 500g de mandioca cozida e amassada;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 150 g de queijo muçarela ou parmesão ralado para gratinar;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de Preparo da carne
- Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela.
- Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.
- Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. (Não esqueça de descartar o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos).
- Pique fino as cebolas e os alhos. Corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Pique grosseiramente o cheiro-verde.
- Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Em seguida adicione a cerveja e o louro, misture bem. Para finalizar acrescente o cheiro-verde e transfira para uma tigela e reserve para a montagem.
Modo de Preparo da massa
- Em outra panela após a mandioca estar cozida e a amassada ao ponto de ponto de purê, adicione o sal, a pimenta, a manteiga, misture e reserve.
Montagem
- Em uma travessa faça três camadas: a primeira de purê de mandioca, a segunda de carne, a terceira e última de purê. Finalize com queijo ralado, em seguida leve ao forno por 10 minutos, a 200 ºC até dourar o queijo.