Uma das coisas que mais escuto no meu dia a dia trabalhando como Sommelier é: qual a diferença de uma Lager para uma Pilsen? Pode parecer engraçado, mas isso é mais comum do que você pensa!
Com toda a confusão gerada pelo mercado em rotular suas cervejas como “premium lager“, “light lager“, “pilsen” e outros derivados, acabou se gerando uma certa confusão para algumas pessoas entenderem o que na verdade era pra ser bem simples.
Mas, vamos desatar esse nó que se criou e se você que não conhece tanto de cerveja, vai entender tudinho agora!
Lager na verdade é uma família de cervejas onde o nome se da por conta da levedura utilizada no processo de fermentação. A fermentação de uma Lager acontece geralmente por volta de 6ºC a 12ºC com a levedura Saccharomyces pastorianus e que atua na parte de baixo do fermentador, diferente das Ales Saccharomyces cerevisiae, em que a temperatura de fermentação é mais elevada e a levedura fermenta no topo do tanque de fermentação.
Tipos de Lager
Já que Lager é uma família de cerveja, então o que é uma Pilsen? Pilsen nada mais é do que um estilo da família das Lagers, ou seja, ela é um tipo de Lager! A Dunkel por exemplo, que é uma cerveja mais escura e com notas de chocolate amargo, caramelo e nozes, também é uma estilo da família Lager.
- Pilsen ou Pilsner: Originada na cidade de Plzeñ por volta de 1840, é o estilo mais consumido no mundo! Traz notas de pão, biscoito, mel e sabores de lúpulo mais acentuado, seguido de um leve amargor.
- American Lager: mais vendidas como Pilsen por conta de uma maior aceitação, elas são leves, claras, refrescantes e sem apelo gastronômico; elas trazem baixo aroma dos cereais utilizados e com um final ligeiramente carbonatado e seco.
- Vienna: de uma cor âmbar e brilhante, esse estilo de Lager traz em seu perfil sensorial, notas de panificação, cereal caramelado e notas condimentadas e herbais dos lúpulos do velho mundo utilizados. Na boca o dulçor do malte é bem aparente, mas muito bem equilibrado com o frescor do lúpulo.
- Märzen: produzida originalmente nos meses de março, é uma cerveja de cor bronze, aromas de caramelo toffe e condimentos de lúpulo do velho mundo. Diferente da sua irmã Vienna, na boca ela traz um dulçor mais destacado e redondo.
- Schwarzbier: de coloração marrom escuro até totalmente negra, essa Lager traz a presença de notas torradas proveniente dos maltes com um leve toque frutado, algumas podem ate ter um toque um pouco mais esfumaçado.
- Doppelbock: se você achou que as Lagers eram apenas cervejas leves e de baixo teor alcoólico, temos aqui uma exemplar um pouco mais intenso! A Doppelbock traz no aroma notas de caramelo, toffee, frutas passas, chocolate e condimentadas proveniente da levedura utilizada. São cervejas com perfil maltado bem complexo e que vão de 7% a 10% de álcool!
Gostou de saber o que é uma Lager? Continue acompanhando o site e as páginas no Instagram @cervejaemfoco e @respirandocerveja, para mais informações nesse mundo de água, malte, lúpulo, levedura e um pouco mais!
#cerveja #beer #lager #pilsen