Se você acha que a cerveja artesanal é principalmente para os mercados ocidentais. Pense de novo.
Nos distritos 1, 2 e 3 da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã, é fácil encontrar cervejarias artesanais com capacidades operacionais comparáveis às dos países ocidentais.
Cerca de 30 cervejarias se estabeleceram no Vietnã, recebendo um fluxo saudável de clientes pré e no pseudo “pós-pandemia”.
O Vietnã também abriga a sede da premiada cervejaria, Pasteur Street Brewing Company, com sua renomada Cyclo Stout com infusão de cápsula de cacau Marou. De fato, a indústria de cerveja artesanal do Vietnã está crescendo não apenas em tamanho, mas também em reputação.
Uma visão geral do mercado de cerveja do Vietnã
O consumo de cerveja do Vietnã em 2022 foi de 2,2% do mercado global, com 3,8 milhões de litros de cerveja anualmente. Isso a tornou líder na região da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) no consumo de cerveja.
Os principais players que dominam o mercado incluem marcas como Heineken, Carlsberg, Sapporo Breweries, Hanoi Beer Alcohol and Beverage Corp. (Habeco) e Saigon Alcohol Beer and Beverage Corp. (Sabeco).
Isso não quer dizer que não haja espaço para mais cervejas artesanais feitas no Vietnã.
Pelo contrário, o mercado de cerveja artesanal vietnamita não está apenas crescendo, mas também injetando na indústria seu próprio sabor especial de casa.
O que torna o Vietnã um ponto quente para a produção de cerveja artesanal?
As receitas de cerveja artesanal no Vietnã evoluíram de todas as maneiras devido às vantagens geográficas do Vietnã.
O Vietnã é o lar de uma infinidade de especiarias e frutas, que têm sido amplamente utilizadas em receitas de cerveja artesanal, variando de capim-limão, maracujá e beterraba a café e cacau.
Isso significa que as cervejarias no Vietnã são menos dependentes de ingredientes importados, reduzindo assim os custos de insumos e permitindo preços mais competitivos.
A infusão de produtos locais também diferenciou as cervejarias artesanais do Vietnã de seus concorrentes em outros lugares.
Por exemplo, o Campeonato Asiático de Cerveja de 2021 consolidou a posição do Vietnã no mercado regional de cerveja artesanal, com quatro medalhas de ouro, igualando Cingapura.
O país também é conhecido por um ambiente legal mais relaxado para cervejeiros artesanais, pois eles podem produzir cervejas artesanais em pequenos lotes. Isso se opõe à Tailândia, que exige que os cervejeiros produzam quantidades de pelo menos 10.000 litros por ano. Como resultado, muitos cervejeiros tailandeses de pequena escala mudaram sua produção para o Vietnã, onde uma produção de apenas 1.000 litros é permitida.
Há também a facilidade com que a cerveja artesanal pode ser enviada do Vietnã para a Tailândia. Com sua proximidade geográfica e logística aprimorada, o Vietnã é a escolha ideal para cervejeiros que buscam produzir legalmente no Vietnã em pequenos lotes e depois exportar para a Tailândia.
Mudando atitudes em relação à cerveja no Vietnã
Outro fator chave é a base de clientes bem instruída do Vietnã. A Geração Z no Vietnã mantém-se atualizada com as tendências globais, especialmente experiências de elite, como degustação de vinhos e cervejas artesanais. Eles estão ansiosos para aprender como suas bebidas são feitas – uma experiência no local que é comum entre as cervejarias artesanais.
A cerveja agora é menos uma mercadoria e mais uma cultura entre as jovens gerações de vietnamitas, que constituem a maior parte da população.
O “ nhau ” (bebida intensiva de cerveja em reuniões) é visto com menor frequência entre os jovens de 20 e 30 anos. Beber para ficar embriagado não é mais o objetivo principal do consumo de álcool, agora que a ‘degustação’ pegou.
Os consumidores de renda média também estão se tornando mais exigentes quando se trata de alimentos e bebidas, e as receitas exclusivas e a fabricação local de cervejas artesanais domésticas são particularmente atraentes para essa nova geração de consumidores preocupados com a qualidade.
Obstáculos potenciais ao crescimento da indústria de cerveja artesanal do Vietnã
Mas, não é uma navegação totalmente tranquila para os cervejeiros artesanais do Vietnã.
Recentemente, o governo emitiu a Resolução 508/QD-TTg em 23 de abril, especificando que haveria um roteiro para aumentar o imposto especial de consumo (SCT) sobre cerveja e produtos alcoólicos até 2030.
Isso poderia levar à imposição de uma taxa de imposto mais alta sobre algumas bebidas alcoólicas. Atualmente, a cerveja atrai uma taxa de imposto SCT de 65% .
Um imposto mais alto imposto à cerveja artesanal aumentará os preços, colocando preocupações de lucro para as cervejarias.
No entanto, também pode estimular um efeito de troca: a um preço mais alto, a cerveja artesanal pode ser vista como um produto premium ou de luxo, aumentando assim seu valor percebido.
Para onde está indo a indústria de cerveja artesanal do Vietnã?
Embora o mercado de cerveja no Vietnã seja dominado por grandes players como Sabeco, Habeco, Heineken e Carlsberg, a cerveja artesanal ainda tem seu próprio pedaço do bolo – um pedaço que está se expandindo rapidamente.
Isso é impulsionado pela disponibilidade de produtos exclusivos, condições privilegiadas para a produção de cerveja artesanal e mudança de atitude entre os jovens vietnamitas.
Muitos consideram o boom da cerveja artesanal no Vietnã uma moda passageira – fácil vem e fácil vai.
No entanto, é mais provável que este seja apenas o começo.